Os treze porquês - Jay Asher

Essa resenha foi escrita no inicio desse ano e postada, quando o blog praticamente não falava de livros. Resolvi repostar porque acho que é um livro que vale a pena ser “divulgado”. Não tirei nada do que havia escrito, só acrescentei algumas coisas que não tinha citado antes. 
 
Título: Os treze porquês
Autor(a): Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 254
Classificação: 5. (Ótimo)
Onde comprar: Saraiva

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
Desde que li sobre esse livro, fiquei instantaneamente intrigada. A primeira coisa que pensei foi “ele deve ser, no mínimo, interessante”. Bom, some isso a dezenas de outras qualidades melhores ainda e você terá esse livro. Os treze porquês é, provavelmente, um dos livros mais fodas que já li. Tá certo que eu não estou estabelecendo um padrão muito elevado, mas ainda sim. O formato do livro é excepcionalmente incomum e você se apaixona completamente pelo tema. É curioso e o suspense está presente em todas as páginas. Em cada parágrafo, cada linha, tudo está interligado e você se torna prisioneiro da leitura. Você precisa terminar de ler, precisa saber do final mesmo que, tecnicamente, você já saiba. 

Olá, meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo. Sem promessa de retorno. Sem bis. E, desta vez, sem atender aos pedidos da platéia. Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas você é um dos motivos.

(Escute, SE QUISER, a narração da primeira parte em inglês apertando play)



Antes de ler o livro, eu encontrei um blog com alguns anexos realmente interessantes. Coisas como pequenos mapas, poemas que Hannah escreveu ou fotos dos supostos colegas de classe da garota. Existem, também, treze fitas que foram gravadas por uma garota americana. Algo como um áudio book, mas só com as partes cruciais do livro. Antes de ler o livro, eu ouvi essa primeira parte que disponibilizei acima e fiquei apaixonada pela história. Quando li o livro, esse primeiro parágrafo soou na minha cabeça com a voz da garota. Como se Hannah Baker estivesse ali, do meu lado, sussurrando tudo diretamente em minha orelha. 

Conta a estória de Hannah Baker, uma adolescente com alguns problemas com os quais não consegue lidar. Não são problemas catastróficos, se você pensar bem, são aquelas pequenas coisas que vão crescendo e crescendo num efeito bola de neve até um ponto em que você sabe que não aguenta mais. Hannah, então, resolve cometer suicídio, e deixar em fitas cassetes o motivo que a levou a essa decisão. Os motivos, devo dizer. Cada fita corresponde a uma pessoa diferente e cada pessoa corresponde a um motivo. O livro possui dois focos narrativos, o de Hannah, antes de sua morte, e Clay, no presente.

Infelizmente ele não fez muito sucesso no Brasil, como o Bruno disse, provavelmente pela má divulgação, mas foi adorado pelos adolescentes americanos. A diagramação dele é bem organizada, como temos dois narradores, não ficou confuso distinguir a fala de Hannah e de Clay. Os símbolos de play (►), pause (▌▌) e stop () ajudam bastante para sinalizar o inicio e fim de uma fita.

Sabe aquele livro que você lê em duas horas e sente aquele ciúme absurdo, mas ao mesmo tempo, quer gritar para o mundo inteiro “você precisa ler esse livro”? É exatamente o que acontece com Os Treze Porquês. Ele deixa você obcecada.

22 comentários:

Danniele disse... [Responder comentário]

Caramba! Parece mesmo ser um bom livro ein, Lu? *-*
Ok, tenho que ler! Parece ser uma história bem fora do comum ai é que é bom ♥

Beijos :*

Bruno disse... [Responder comentário]

Bom, nós há discutimos esse livro e tu já sabe que é o meu preferido, mas olha só que curioso, quando tu fez o primeiro comentário no meu blog era sobre ele e eu pensei: Poxa, aquela resenha ficou uma merda, quero faze-lá novamente, o livro é tão bom!
IUHSAUISIA
Acho que quando estiver perto de lançar o segundo dele aqui (pela Record, ou seja, irá ser carinho) irei refazer.

E, que legal, estou na resenha! *-*

Aione Simões disse... [Responder comentário]

Uau!
Fiquei maluca pra ler o livro!
Além da história e o formato serem muito interessantes, o livro parece ser muito impactante!
Adorei a resenha!
Beijos!

Milena disse... [Responder comentário]

Adorei a resenha! :) \o/

AHHHHH, obrigada pelo "meiga"nos comentários heheheh! :), fico feliz que visitou o blog e gostou!

Beijão :*
Divert Letras

Nathália Risso disse... [Responder comentário]

Oi Luu :)
Quero muito ler esse livro, paree ser MUUUITO interessante!
PRECISO DELE hehehehe :D
Sua resenha ficou ótima, adorei a gravação :)
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog: Novidades Literárias #16
Participe das promoções do blog!
Passa lá :)
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

Caíque Pereira disse... [Responder comentário]

Que sinopse intrigante, não o conhecia e já o marquei como 'desejado' no Skoob, pois parece imperdível e de arrepiar os cabelos da nuca, rsrs. Gostei dessa história do audiobook, parece que a personagem saiu do livro só para te falar aquilo, deve ser demais ouvir e depois ler tudo aquilo, e a diagramação com os botões do controle remoto? Muito inteligente, curti muito essa parte. Todo esse esquema de fitas, motivos, o suicídio, achei muito interessante, é como se a Hannah arranjasse um jeito de viver mesmo depois de ter partido, e estou realmente curioso para saber os porquês. Primeira vez aqui no blog e já gostei, tudo bem sincronizado sem widgets pesando, parabéns. Ótima dica Luana, deu para perceber na resenha o quanto esse livro mexeu com você de tão estupefata que ficou, beijão!

;* Livros, Letras e Metas

Patricia Ferreira disse... [Responder comentário]

Oii,
Realmente deve ser muito interessante, pois imagina só antes de morrer deixar todos os porquês para as pessoas saberem, realmente este livro deve ser muito bom, além de ter um assusto super original neeh?!

Bjos, parabéns pelo blog!
Cartas para Ficção

Raphaela disse... [Responder comentário]

Oiee!!

Primeira vez que eu te visito, LINDO seu espaço, voltarei sempre que puder! :)

Bem, eu ja tinha visto a indicação desse livro em outro blog mas nem me interessei muito. Eu li por cima aqui pra ano pegar spoiller, mas uma coisa que eu gostei bastante foi que vc realmente foi atras para poder trazer informações, desde colocar a primeira parte em inglês as sinalizações utilizadas no livro. Prabens!

Beijokas! :*

Raphaela
Equalize da Leitura
@EqualizeLeitura

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi, Luana :) Eu sou uma das pessoas que não conhecia o livro, mas achei a resenha um incentivo enorme pra ler. Afinal, como é o desfecho? Só posso saber se ler. E livro de mistério/ suspense é intrigante demais! Curto muito. o/
Mais um que vai pra minha enorme lista! :D

Bjs ;)

Ana Ferreira disse... [Responder comentário]

Olá, Luana! Como vai?
Uau, que resenha, heim?
Você colocou tanta paixão, tanta empolgação nela que é impossível nós não nos sentirmos contagiados.
Li há algum tempo atrás a resenha desse livro, ou seria a dvulgação? Bem, não sei, sei apenas que me intrigou, mas nada que se compare a agora, lendo todos os seus comentários.
Entrará para minha wishlist de hoje, com os devidos créditos à sua resenha =)

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Anônimo disse... [Responder comentário]

Parece ser bom, pena que estou meio sem tempo para ler, assim que tiver, vou comprá-lo! Beijos

http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com/
Curta Apaixonadas por Cosméticos no Facebook
@Ap_Cosmeticos

Anônimo disse... [Responder comentário]

Parece muito bom, mesmo. Deu até vontade ler,de verdade. Acho uma pena que na minha cidade não tenha livrarias boas (roça,oi?) se não eu já tinha comprado muitooooooos livros, e esse esta na minha lista de comprar quando eu for pra uma cidade "grande" UHSADHU ótima sinopse.
http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

Andy A. disse... [Responder comentário]

Seu post é um incentivo e tanto pra procurar logo o livro , parece bem interessante .
http://andyantunes.blogspot.com/

Sobre Meus Livros disse... [Responder comentário]

Acho que essa é a terceira resenha que leio desse livro e a curiosidade só aumenta!
Esse livro deve ser realmente muito bom... estava pensando aqui, acho que em filme ficaria bem legal a estória.. ou não. Sei lá porque falei isso HUAHAUHA.
Adorei a resenha!

Beijos (:

Thaís Varine disse... [Responder comentário]

Eu tenho muita vontade de ler esse livro, pois parece ser intenso e emocionante ;D Assim que sobrar money eu comprarei.

Beijos

Angela Graziela disse... [Responder comentário]

Todos falam muito bem deste livro
E fiquei sabendo ate que tem um mapa
E eu tenho muita vontade de ler, e já vou colocar na minha lista, que esta enorme
Bjos

ka macedo disse... [Responder comentário]

Lembro de ter ficado completamente arrepiada com esse livro. Os primeiros por ques não foram tão fortes, mas, conforme eles vão se acumulando, tudo fica cada vez pior.
E eu queria tanto gritar de frustração, gritar para Clay ter ficado com ela, gritar para que as pessoas parassem de ser tão ridiculas e gritar para que ela não fosse tão fraca. Eu queria de todos os jeitos mudar a história.
E acho que isso é uma das maiores mágicas do livro.

Beijoos
Minha Bagunça.

Thais Gouveia disse... [Responder comentário]

florzinha adorei seu blog, já estou te seguindo
e a dica do livro tabm , parece ser muito bom . vou procurar será que acho na net?
beijocas
da uma passadinha no meu cantinho.
http://veuseoutrascoisas.blogspot.com/

Vanessa disse... [Responder comentário]

Hey (:
Antes eu não tinha muita vontade de ler esse livro, mas depois de tantas resenhas boas sobre ele, não tem como não ter vontade de ler. Adorei a sua, muuuito boa <3

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Postar um comentário

Os comentários serão retribuidos em seu blog, desde que não sejam de carater apenas de divulgação. Comente o que realmente achou! Obrigada :)