Luxo - Anna Godbersen

Título: Luxo
Autor(a): Anna Godbersen
Editora: Rocco
Páginas: 397
Compare os preços

Antes de começar a resenha, uma pequena introdução: faz quase três anos desde que iniciei a leitura desse livro e na época, nem continuação tinha! Há algum tempo atrás a editora Rocco lançou o segundo livro da série chamado Intriga, focado em Penelope Hayes – porque cada volume se foca em determinado personagem -. Trata-se de um romance histórico cuja capa suga imediatamente atenção e faz tirá-lo da prateleira e cujo preço faz arregalar os olhos e devolver. Se a resenha não se aprofundar nos acontecimentos, peço de antemão desculpas, pois é difícil lembrar fatos guardados há tanto tempo, na memória.


"Garotas lindas com roupas perfeitas dançando até de manhã.
Garotos irresistíveis com sorrisos safados e más intenções.
Mentiras, segredos e amores escandalosos
Estamos em Manhattan e o ano é 1899..."

Fica bem claro desde o trecho acima, que você lerá um livro análogo à Gossip Girl. A essência é a mesma. O que os distingue é o século de diferença e tudo o que isso implica. Ao invés de terninhos Oscar De La Renta e sapatos Jimmy Choo, em Luxo eles trazem os espartilhos e vestidos bufantes. Ao invés de Blair Waldorf, temos Penelope Hayes e de Serena Van der Woodsen, temos Diana. E obviamente, as fofocas não são contadas via internet, mas noticiado pelo bom e velho jornal. 

Luxo conta a história de Elizabeth e Diana Holland, as irmãs e Queens Bees de Manhattan, detentoras de status social e grande riqueza. Ou ao menos é o que se pensava. Quando descobrem que sua fortuna está ameaçada, a senhora Holland propõe um casamento arranjado entre Elizabeth com o rico e mulherengo, Henry Schoonmaker, cuja vontade de se casar por convenção é praticamente equivalente à de Elizabeth. A família Holland precisa do dinheiro de Henry e a família Schoonmaker do bom nome da de Elizabeth. É o típico caso “todos ganham”... menos os noivos.

Então a carruagem que levava Elizabeth tomba na ponte e ela é jogada na água gélida de inverno. A cidade está em prantos ao se dar conta que a jovem mais famosa de Manhattan está desaparecida e provavelmente morta. Muita especulação se faz sobre o ocorrido com a jovem Holland: o fardo de salvar a família terá sido demais para ela ou havia alguém disposto a roubar seu holofote? [Isso não é spoiler, está na orelha e na primeira página do livro]

Vejam que eu disse que Luxo conta a estória das irmãs Holland e não estou mentindo. Como disse na introdução, em cada livro há um enfoque principal, mas isso não significa que não há outros protagonistas no enredo. Os capítulos são narrados em terceira pessoa e intercalados entre cinco jovens de forma que lemos sobre a visão de cada personagem, mesmo que indiretamente. Um fato que liga os personagens à tragédia que caiu sobre Elizabeth é que todos tem um motivo para desgostá-la, o que aumenta o numero de suspeitos. 

Os personagem tem personalidades obstantes, ainda que típicas. Elizabeth é a filha mais velha e por carregar o fardo de primogênita sabe que mesmo apaixonada por outro, tem de fazer o melhor para a família. Diana é uma explosão de rebeldia, está mais interessada em fazer o que deseja do que sucumbir às vontades da sociedade hipócrita. Dona de uma beleza irrefutável – ainda que não aristocrática, como a da irmã -, ela pode conquistar o homem que quiser. Mas o que acontece quando ela deseja o único que não pode ter? Penelope Hayes é a antagonista da alta sociedade e não aceita o casamento de Henry, seu ex amante e rapaz mais cobiçado de Manhattan. Will é o cocheiro por quem Elizabeth nutre grande carinho e Lina é a criada invejosa que guarda segredos de Elizabeth que a burguesia local nem sonharia. Esses são os personagens nos quais a estória gira ao redor.

Outro fato interessante é que no começo de cada capitulo há um trecho da coluna de “fofocas” e dicas de conduta para a burguesia local, do New York News Of The World Gazzette. Mas há um trecho que não faz parte do jornal que classifica a sociedade que Anna Godbersen pretendia escrever:
Essa era a maneira de agir da velha Nova York... as pessoas tinham mais medo de escândalos do que de doenças, valorizavam mais a decência do que a coragem e achavam que nada era pior do que as “cenas”, com exceção do comportamento daqueles que a causavam.
Trecho de A era da inocência, de Edith Warthon.
O motivo de minha classificação estar um pouco abaixo do que a estória faz parecer é que, embora Anna Godbersen conduziu com maestria a estória sobre mentiras, segredos e ciúmes em roupagem de gala e foi original em seu enredo, Luxo não trás nada de novo. O final é um pouco surpreendente, mas nada que tire o folego do leitor. É um livro muito bom, mas cuja intenção é o entretenimento e só. Recomendo por ser uma boa leitura, mas se gosta de Gossip Girl e/ou romances históricos, então esse livro é sua melhor pedida!

  Classificação: 
 3 de 5. (Bom)

18 comentários:

Papel com Batom disse... [Responder comentário]

Oi Luana!
Nossa, a capa do livro é mesmo maravilhosa, mais acho que é só um fato de julgar a estória pela capa - pela sua resenha. Não é muito minha praia ler livros assim de romance histórico, então acho que não leria o livro kk

Beijos, Renata :)

ka macedo disse... [Responder comentário]

Luana, como você, também dei uma nota médiana para Luxo. Mas foi mais por que a estória toda foi completamente previsível. Eu sabia o que tinha acontecido no final, quando li o prólogo. Então o livro foi bem sem-graça para mim.
Mas eu gostei de como a Anna conduziu a estória e como ela tratou aquela época. É bem original e eu amei como em cada começo de capitulo ela colocou um trecho de alguma coisa publicada em um jornal, um bilhete e etc que tivesse uma grande ligação com o capitulo em si.
Mas as personagens também não me conquistaram muito. Acho que não deu para ver o suficiente delas, não sei. Foi a sensação que eu tive.
Eu vi em algum lugar que a Rocco agora desistiu de publicar o resto :/ queria poder terminar de ler em portugues.
Maldita Rocco arrogante!
Bom, enfim, concordo com muuitas das coisas que você disse na resenha :)

Beijooos

Flávia Pachêco disse... [Responder comentário]

Olá Luana!
Uau, a capa desse livro é incrível! Tenho a maior vontade de ler um romance histórico, mas infelizmente os preços deles são meio amarguinhos né :/ Assim que eu tiver um dinheirinho extra vou comprar um romance histórico. Os que eu tenho mais vontade de ler são: Pode Beijar a Noiva, Liberte meu Coração, Tabu e Muito mais que uma Princesa. E agora, Luxo entrou nessa listinha.
Adorei a estória, e já que gosto de Gossip Girl, possivelmente vou amar este livro. Sua resenha ficou incrível, como sempre. Espero que eu possa comprar logo um romance histórico, tenho certeza que vou viciar nesse gênero.

Beijos,
@flafsbp
{ http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

Aione Simões disse... [Responder comentário]

Essa capa é um luxo né?
Uma pena que seja mais do mesmo, mas, ainda assim, parece ser uma boa pedida pra entretenimento, eu leria :D
Beijão Lu!

Danniele disse... [Responder comentário]

Luaaaa, saudades de ti também, viu sua fofa? *-*

Bom, eu não gosto de gossip girl e mesmo sua resenha sendo muito boa, essa história não me atraiu. Entretanto estou apaixonada por esse capa ♥.♥ rsrsrs

Beijos :*
ps: Lua, vc já ouviu a música "Ass Back Home -
Gym Class Hereos (feat. Neon Hitch)"? Se não ouviu, ouve ai e me diz se gostou dela. Eu to viciada, virou ate toque do meu celular KKKKK enfim, é só uma dica :D

Pabline disse... [Responder comentário]

Primeira resenha que vejo sobre esse livro. E que capa *.*
Gostei da estória em si, apesar de nunca ter lido Gossip Girl, e nem sentir vontade de ler, e mesmo sabendo que tem a mesma vibe, fiquei curiosa. E a estória parece interessante, adoro um romance histórico... Fiquei com vontade de ler XD
Bjão!

-Amigas Entre Livros-

Bruno disse... [Responder comentário]

Acho essa capa tão bonita, já li algumas resenhas da série em Inglês, e depois vê o preço no Brasil, e é isso né.. tinham que faz a versão desse livro para "baixa renda" pq assim não rola, siuahusiahusa.

Caline disse... [Responder comentário]

Gosto de romances históricos mas não de livros no estilo de GG, então acho que esse não se encaixa no tipo de leitura que eu curto.

Já tentei ler esse livro. Parei uma comecei uma dezena de vezes, mas nunca consegui terminar. A história não me conquistou mesmo.
Quem sabe eu dê uma chance a ele numa próxima vez???

Beijos, Caline
Mundo de Papel

Ju disse... [Responder comentário]

Ei Lu, pena o livro ser apenas mais um. A capa é mesmo encantadora e eu até tinha curiosidade de ler, mas já que não gostei de Gossip Girl, não vou nem me arriscar!

Beijinhos

Unknown disse... [Responder comentário]

heeey! Eu ja conhecia o livro e tenh vontade de ler, a parte Romance Histórico me atrai, mas a parte que lembra gossip girl me afasta sabe? Aí fica meio difícil saiudhsuiadhiuaass mas eu tenho curiosidade, se ele aparecer na minha frente eu leio sem dúvidaas
Beijooos



CC
http://blogcabelosaovento.blogspot.com

Lúcia Delphino disse... [Responder comentário]

Oi Luana! A capa desse livro é realmente linda!
E eu até gosto de Romances históricos, mas esse livro, fora a belíssima capa, não me atraiu nem um pouco.
Beijos

Karine Marinho disse... [Responder comentário]

Fiquei com um pé atras :/ Porque tem semelhança com GG e eu só gosto do seriado o livro não me anima muito. Mas parece ser uma história legal por ser de época, alem da capa maravilhosa.
Beijos,K.
Girl Spoiled

Sofia disse... [Responder comentário]

Nossa, parece interessante, incrível, eu gostei muito (não taaaaaanto, mas...). Ele lembra "Morte no Nilo", todo mundo tinha motivos para não gostar da protagonista, haha...

Adorei sua resenha, viu?

BEijosss!!

LENDO de Tudo

Anônimo disse... [Responder comentário]

Ei, a capa dele é perfeita. Acho que eu vou dar uma chance pra esse livro. Adoro Gossip Girl kk
Bjs,

http://thebookofmydreams.blogspot.com/

Evellyn disse... [Responder comentário]

Ahh eu sou doida pra ler esse livro faz séculos!
A capa me chama, mas como vc lembrou o preço me afasta! Sem contar que a Rocco parou a serie né... e agora?
Bem, entendi o que vc falou sobre não ser nada inovador, mas acho que curtiria pq gosto de GG e época e intrigas e luxo e tal.. rs

bjs
hey Evellyn!

Unknown disse... [Responder comentário]

Lu, me interessei pelo livro mas não tanto! É daqueles que eu leria, mas sinceramente não fiquei morrendo de vontade por tudo que vi! A capa é mesmo linda, mas a história apesar de interessante contém muitas intrigas e bla bla bla e isso de fato me cansa um pouco! Quem sabe no futuro!
Mas a sua resenha ficou ótima, mostra bem o que devemos esperar do livro!

Beijos!

Rachel disse... [Responder comentário]

Eu sinceramente já li 3 dos 4 sa serie, e o primeiro realmente eu so terminei de ler por curiosidade mesmo mais do que pela estoria ter me prendido... mais não resistir e comprei o 2º e o 3º e sim eles vai ficando muito mais interessante a ponde de está louca para ler o ultimo.... mais pelo visto só ano que vem =(

Espero que voces realmente goste... =D

Postar um comentário

Os comentários serão retribuidos em seu blog, desde que não sejam de carater apenas de divulgação. Comente o que realmente achou! Obrigada :)