Alice no país das maravilhas - Lewis Carroll

Título: Alice no país das maravilhas
Autor: Lewis Carroll
Editora: Cosac Naify
Páginas: 165
Classificação: 3. (Bom)

Alice's Adventures in Wonderland (abreviado para "Alice in Wonderland"), é a obra mais conhecida de Lewis Carroll, sendo considerada obra clássica da literatura inglesa. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai em uma toca de coelho e vai parar num lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas. O livro faz brincadeiras e enigmas lógicos, o que contribuiu para sua popularidade. Carroll também faz alusões a poemas da era vitoriana e a alguns de seus conhecidos, o que torna a obra mais difícil de ser compreendida por leitores contemporâneos. É uma das obras escritas da literatura inglesa que tiveram mais adaptações na história do cinema, TV e teatro.
Esteticamente, esse livro é extremamente bem elaborado! Os cantos são arredondados, para dar impressão de cartas de baralho e todas as ilustrações presentes seguem esse modelo; foram feitas como recortes em cartas de baralho e colocadas ao final de um capitulo ou no meio, para ilustrar determinada cena. Como as criaturas são fantasiosas e um pouco difícil de imaginar, era ótimo poder virar a página e me deparar com um desenho bem feito e também meio onirico. O livro não tem orelhas e suas folhas são de papel couché fosco.

O legal Do livro é que além da estória que nos é contada, ao final dele temos a biografia do autor, um índice de todas as adaptações cinematográficas e um posfácio bem interessante explicando a verdadeira intenção de Carroll ao escrever Alice, levando em conta o momento histórico ao qual se encontrava: a mecanização da Inglaterra. Vejam só, Charles Lutwidge Dodgson – sob o pseudônimo Lewis Carroll -, pretendia imortalizar esse cenário mágico e fantasioso que é a infância, criticando a sociedade preconceituosa, intolerante e sua arrogância autoritária.

Levando em conta que é um livro infantil e infanto-juvenil que busca exercer papel de antidoto ao desbotamento da imaginação e da seriedade aborrecida da inteligência, eu diria que Carroll conseguiu o que queria! A maioria das criaturas do livro é como uma representação da sociedade arrogante e autoritária; queriam que Alice engolisse a verdade absoluta que eles ditavam e ela continuava questionando tudo, discordando e dando sua opinião.

Vou confessar que estive com um pé no chão ao longo do livro, por ser tudo tão confuso e sem sentido! Por muitas vezes Alice ficava dizendo “isso é tão confuso e curioso” e eu só tinha que concordar, porque a maior parte do que falavam não fazia exatamente sentido para mim. Foi só pela metade do livro - quase no final, na verdade - que eu me dei conta: Alice está sonhando. Isso é um sonho. Desde quando os sonhos fazem sentido, Deus?! Quando abandonamos esse preconceito com as fantasias oníricas da pequena Alice, conseguimos apreciar o livro mais.
" - Mas eu não quero ir parar no meio de gente maluca. - observou Alice.
- Ah, mas não adianta nada você querer ou não - disse o Gato. - Nós todos somos loucos por aqui. Eu sou louco. Você é louca.
- E como é que você sabe que eu sou louca? - perguntou Alice.
- Bem, deve ser. - disse o Gato. - ou então você não teria vindo parar aqui. "
Queria mostrar para vocês as lindas ilustrações do livro, por isso fiz esse vídeo abaixo. Como não sei acelerar a velocidade do vídeo, ficou um pouco comprido. Não quis cortar porque no final tem as melhores ilustrações. Assistam e me digam o que acharam!

20 comentários:

Jaqueline Silva disse... [Responder comentário]

Que livro lindo. Ainda não li "Alice", mas consegui fazer uma troca no skoob e daqui uns dias estarei recebendo o livro, então estou muito ansiosa.
Enfim, as ilustrações são incríveis, a das cartas da uma ilusão ótica muito bonita.

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Lu! Achei essa edição super linda!! Já li o livro mas a edição foi outra, a minha também tinha imagens mas essas estão muito lindas e com um acabamento muito bem feito!

Eu gostei bastante desse livro, por vezes eu também ficava pensando muito racionalmente, sem deixar me levar pela imaginação, mas me forçava a parar e a continuar, o que de certa forma foi fácil pois Alice era um dos meus desenhos favoritos da infância e acho o livro, e o desenho da Disney bem fiéis um ao outro! Gosto da crítica inserida na história e posso dizer que tive sorte por ser uma das pessoas que apreciou a obra do Lewis Carroll em toda a sua amplitude - pois a enxerguei com olhos de criança, e mais recentemente com olhos já de adulto! ^^ Gostei demais da sua resenha, muito bem escrita! E o vídeo com as imagens enriqueceram o seu post, sem dúvida!

Bjos!

Thaís Varine disse... [Responder comentário]

Parece ser interessante, mas deve ser o tipo de leitura lenta e que tem que ser apreciada com paciência o que eu não tenho tido ultimamente kkk
Mas é realmente interessante e linda as ilustrações ;D

Beijos

Pabline disse... [Responder comentário]

Nunca li Alice, mas tenho muita vontade. A história em si me chama muito a atenção, amo um clássico então com certeza esse está na minha lista de futuras leituras. Ótima resenha.
Que pena que não pude ver o vídeo porque minha net é deprimente ¬¬'
BJ!

-Amigas Entre Livros-

Aione Simões disse... [Responder comentário]

Lu, eu adorei você ter feito o vídeo!
Eu quero essa edição, é linda!!
Tenho muita vontade de ler o livro, porque tenho certeza que não entendi o filme quando assisti, eu era criança hehe!
Vou me lembrar de considerar que é um sonho, pra ver se entro na história de cabeça!
Beijão!

Leitura entre Amigas disse... [Responder comentário]

Eu n acredito q ainda n li Alice...

As ilustrações são realmente lindas, gostei da música do video tbm

Bjs

Amanda

Ju disse... [Responder comentário]

Quem não conhece essa história e suas diversas adaptações, não é mesmo? Tenho que admitir, no entanto, que o livro original eu ainda não li, preciso fazer isso muito urgente. Essas histórias mais clássicas têm se tornado meus mimos ;)

Beijinhos

Vanessa disse... [Responder comentário]

Hey (:
Ain, esse livro parece ser todo fofo *-* Eu nunca li a história original, eu tenho o livro, mas não li. Eu sei, vou ler, juro q UASHAUHSUA Ótima resenha.

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

ka macedo disse... [Responder comentário]

Eu sou looouca para ler Alice. E quero ESSA edição! É tão maravilhosa *-*
E ainda tem essas coisinhas a mais no final.
Confesso que nunca gostei das adaptações de Alice que vi por ai, mas a estória me atrai muito.
Adorei a resenha e o vídeo também!
Falando no vídeo, isso é Regina Spektor? Eu AMO ela e acho que é a voz dela, mas não tenho certeza.
Adorei a idéia do vídeo, mesmo.

Beijoos

Francielle Couto Santos disse... [Responder comentário]

Morro de vontade de ler este livro, sério. Espero poder ter a oportunidade em breve, pois além de achar que a leitura será um pouco lenta, onde cada detalhe deverá ser lido com a atenção, acho que irei curtir. (:

Sua resenha está muito bem escrita, e a ideia do vídeo deu a ela algo ainda mais especial. :D Adorei!!!

Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com/

Sobre Meus Livros disse... [Responder comentário]

Assisti ao vídeo e deu vontade de ler só por causa dele. É tão lindo! HAUHAUHA.
Mas fiquei com vontade de ler também, pra conhecer direito a estória, porque devo admitir (com vergonha) que não conheço direito ç.ç
Ótima resenha =)

Beijos, Bárbara.

Karine Marinho disse... [Responder comentário]

Fiquei looooouquinha por essa edição! *--* Porque sinceramente, adoro a Alice (quem não gosta!?). Sua resenha foi ótima! :D E eu amo esse quote.
Beijos,K.
Girl Spoiled

Momentos de leitura disse... [Responder comentário]

Gostei da resenha! lembrei da minha infância... rsrsrsrs
As ilustrações faz a gente querer ler!
Abraços...
Nicholas Sparks

Bianca Sampaio disse... [Responder comentário]

Estou com esse livro aqui faz algum tempo. O meu é diferente do seu, as ilustrações e tal. Fora que o meu, na verdade, são dois livros: Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho e o que Ela Encontrou por lá, que é a continuação, se não me engano. Acredito que assistir ao filme melhora a entender mais a história, não?

Beijos!
Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

Luara Cardoso disse... [Responder comentário]

Ah que lindo esse livro, MARAVILHOSO. *-*
As ilustrações são lindas, me apaixonei.

Um beijo,
Luara - @luuara
http://estantevertical.blogspot.com/

Angela Graziela disse... [Responder comentário]

Eu já li este livro e gostei bastante
Mas fui assisti ao filme e não gostei muito
Acho que vou procurar o filme em forma de desenho

Beijos

Estou seguindo .) @pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Thais Priscilla disse... [Responder comentário]

Acho que sou a única que ainda não li o livro >< que vergonha.
morro de vontade mas no momento estou necessitando de outros livros então vai demorar para eu comprar esse :/

Beijos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Milena disse... [Responder comentário]

Ahhhh que lindo! *-* Eu ainda não li Alice, mas quero ler essa edição, hahaha. O livro é muito lindo! Vi seu vídeo e as ilustrações são uma mais linda que a outra!

Beijos!

Gabi Graciosa disse... [Responder comentário]

Oi, Luana!

Adorei a sua resenha! Você escreve muito bem, mesmo! :)
Nunca li Alice, apesar de já ter assistido aos filmes milhares de vezes! Mas fiquei curiosa agora para saber como é essa história no original!
Adorei o livro, o formato a diagramação e tudo o mais! :)

Beijos,
Gabi - Está Inspirada

Postar um comentário

Os comentários serão retribuidos em seu blog, desde que não sejam de carater apenas de divulgação. Comente o que realmente achou! Obrigada :)