Ainda não te disse nada - Mauricio Gomyde

Título: Ainda não te disse nada
Autor(a): Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Páginas: 230
Classificação: 3 (Bom)
Onde comprar: Site do autor
"Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...
 Como eu moro meio afastada da civilização, os livros geralmente demoram mais que o normal para chegar aqui em casa, o que aumenta a ansiedade e curiosidade. Ao ver todos os livros do parceiro ousado e atencioso, Mauricio Gomyde, chegando ao seu destino final - vulgo Casa das blogueiras - e num curto intervalo de tempo, resenhas postadas por toda a blogosfera; eu fiquei morrendo de vontade de ler esse livro. Afinal, não só ele tem uma capa clean e condizente com o tema, como a ideia é original e criativa.

Marina Albertini é uma mulher de 25 anos apaixonada por moda. Dona de um traçado impecável e do bom gosto essencial, ela passa seus dias trabalhando na agencia de correios, suas noites na faculdade e seu tempo livre desenhando croquis e com as amigas. Tecnicamente, ela é uma mulher como eu, como vocês, leitoras/blogueiras. Marina tem uma paixão e um sonho, como todas nós. Eu gostei especialmente desse fato, porque senti uma aproximação com ela, tínhamos algo em comum. Isso me permitiu criar uma afeição a mais pela protagonista.

Apesar de trabalhar no correio e passar seus dias selando cartas e encomendas, Marina se dá conta que é raro encontrar alguém que ainda escreva cartas a próprio punho, pelo prazer de esperar a chegada da resposta e imaginar o que sentiram, quando a leram. Quando uma carta “misteriosa” chega até ela, Marina imagina que foi o destino, tudo tem uma razão, e dá seguimento as correspondências.

Um fator interessante é que a sinopse deixa muito mistério e não sabemos ao certo o que esperar ao abrir as primeiras páginas. Além de ser um fator interessante, esse é um fator quase essencial no livro. É saboroso ter que ler e passar as páginas para entender a alma do livro. 

Ainda não tinha tido a oportunidade de ler O mundo de vidro, outro livro do Mauricio Gomyde, mas pude confirmar as resenhas extremamente positivas com relação à sua escrita. Mauricio consegue ser sensível, delicado, encantador, consegue transportar os sentimentos dos protagonistas para fora da página. 

Entretanto, eu não senti uma conexão forte com Ainda não te disse mais. Sinceramente, esperava me encantar e me apaixonar muito mais, com a estória. Talvez seja porque não sou uma romântica incorrigível, então não achei a estória de amor de M e H arrebatadora. Era doce e sensível, mas só. Apesar de saber que não tinha como, gostaria que o relacionamento amoroso no livro tivesse sido mais trabalhado, afinal, gosto de ler sobre as coisas que apaixonam as pessoas.

O ponto maior do livro, para mim, não eram as cartas. Eu não ficava ansiosa para ler o que H tinha a dizer; eu adorava saber da paixão de Marina. Gostava de saber que ela era apaixonada por desenhar e despejava seus anseios e frustrações no papel. Gostei bastante da amizade com Francesca e do relacionamento bacana que ela tinha com a família. 

Ainda sim, é um livro realmente muito bom, bem escrito e criativo!
 
Ao longo desse ultimo mês, a falta de tempo reinou e com isso, tive que ser mais seletiva ao escolher a postagem da semana. Apesar do Lembra um livro, ser uma mini gincana que eu gostei muito de criar e da participação de todos, reservar duas postagens por semana só para ele é uma tarefa meio complicada. Por isso eu vou reiniciar a coluna e aderir as ideias do Personagem Oculto, coluna do blog da Duda, Book Addict. Ao invés de uma postagem exclusiva, as fotos estarão no final de algumas postagens e o método de recolhimento das respostas será por formulário. Assim fica mais organizado e fácil. O prazo do resultado era 2 de novembro, mas está sendo adiado para 10 de janeiro. Quem responder a partir dessa postagem, já está concorrendo a um livro, ainda a ser escolhido. Espero que participem, é só dar um palpite!

     Leia as regras | Dê sua resposta
Update: O título do livro faz menção à um quote de John Lennon.

21 comentários:

Leitura entre amigas disse... [Responder comentário]

Ganhei esse livro em uma promoção no blog do autor, ainda não li nenhum livro dele, vi muitas resenhas sobre esse livro e todas positivas, uma pena você não ter se encantado com estória, mas é sempre bom ouvir opiniões sinceras!
Espero gostar do livro :)
Beijos

Elidiane - Leitura entre amigas

Bruno disse... [Responder comentário]

Li várias resenhas sobre o livro mas a tua foi a primeira que me deu vontade de comprar e ler!

Voltando a nossa conversa de umas semanas atrás: Tu gosta da Fernanda Young? Eu tenho um livro dela, O Pau, é meio nonsense também, mas a escrita dela é tão intrigante!.. Eu aprendi a cozinhar por fome de coisas que a minha mãe não sabe fazer, saiuhsua! E como foi no vestibular? Quer prestar o que? :D

Evellyn disse... [Responder comentário]

Ahh
eu gostei muito desse livro! Eu nem sou romântica e tb acho que o que me encantava nem eram as cartas em si, mas todo o contexto... Achei tudo tão bonito, as vezes meio angustiante e surpreendente!
Tb gostei porque tem partes bem humoradas e tal! Achei bem diferente!

bjs
Hey Evellyn!

Nathália Risso disse... [Responder comentário]

Oi Lu :)
Ah, sobre A Mecânica do Coração, é um livro meio dark, e lembra o Johnny sim, e lembra ainda mais as produções do Johnny com o Tim Burton *.*
Bom, agora sobre sua resenha... eu amei esse livro! Terminei de ler ele em uma noite, e fiquei encantada!
Eu também ficava esperando pelo contexto das cartas, as palavras tão belas e tocantes *.*
Sua resenha ficou ótima, super bem escrita, como sempre!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Beijos, Nathi
@bookswonderland
Books in Wonderland

Adriel Christian disse... [Responder comentário]

Adorei a resenha e o seu mode de escreve-lá.

Gosto de ler livros que contam detalhes, até mesmo aqueles inúteis que não acrescentam nada. Não se o livro resenhado, "Ainda não te disse nada", é assim, mas eu me apaixonei por ele. Se não quiser o livro tem quem queira, viu?! Rs.

Books Journal disse... [Responder comentário]

Menine, tu tem que ler O Mundo de Vidro, é mto bom! Eu ainda não li o segundo livro dele, mas tem mta gente falando bem dele por aí, como você disse :D A história é realmente intenressante, mas eu acho que como você eu também não sou uma româncitica nata, rara. Enfim, não sei o que eu iria pensar a respeito do livro, só lendo pra saber :D

Beeeijo,
Kaká

Ju disse... [Responder comentário]

Gostei da resenha, e também estou louca para ler o livro só por causa dos montes de resenhas positivas que leio por aí ;) E bom, eu sou muito romântica, quem sabe não goste ainda mais que você?

Beijinhos

Karine Marinho disse... [Responder comentário]

Ain, tô ficando cada vez mais curiosa quanto ao livro do Mauricio, já li o primeiro, mas o segundo ainda vai demorar um pouco. Mas assim que surgir oportunidade...
E eu não faço a minima ideia de qual seja o livro. kkk'
Beijos,K.
Girl Spoiled

Unknown disse... [Responder comentário]

Gostei da resenha, ainda não li esse livro, mais estou louca por ele!

Beijos :*
Natalia.
http://musicaselivros.blogspot.com/

Andressa Tomaz disse... [Responder comentário]

Oi Luana!
Realmente só vejo resenhas positivas desse livro e de O Mundo de Vidro. Eu particularmente não gosto de ler as sinopses pois acho que contam demais sobre o livro e acaba com o possível mistério. Prefiro começar sem saber do que se trata e pelo jeito, a sinopse consegue deixar ainda mais misterioso!

Beijos!

Pabline disse... [Responder comentário]

O meu livro tbm demorou horrores para chegar, chegou só ontem, vou ler logo logo. Tbm não tive a oportunidade de ler o Mundo de Vidro, e realmente, as resenhas sobre eles só são positivas.
Eu sou uma romântica incorrigível, então acredito que vou amar *.*

BJ!

-Amigas Entre Livros-

júpiter disse... [Responder comentário]

Tinha até achado bem fofa essa capa do livro, e quando ela diz que hoje em dia ninguém escreve mais cartas senti um breve identificação. Eu adoro cartas, no começo do meu namoro eu e meu namorado escreviamos bastante e enviamos pelo correio, ainda que nos vissemos todos os fds e com o telefone sempre disponível. Acho lindo *-*
Mas parece que não proporciona nada muito fantástico né?

ps: tá rolando sorteio no blog querida!

beijos!

Milena disse... [Responder comentário]

Eu achei que fosse gostar muito mais desse livro, minhas expectativas eram muito altas em relação ao livro! Mas acho que isso acabou atrapalhando um pouco a minha leitura e não criei uma conexão tão forte com a história. Mesmo assim, adorei o livro! *-* Ele é sensível e conta uma história de amor muito bonita.

Beijos!

Aione Simões disse... [Responder comentário]

Oi Lu!
A sua foi a segunda resenha que vi que não foi tão positiva quanto a maioria das resenhas desse livro! Gosto de ver um pouco os lados "negativos" pra não criar tantas expectativas e depois me decepcionar!
Também me considero uma romântica incorrigível e estou muito ansiosa pra ler esse livro, depois que eu ler descubro o que vou achar dele!

Gostei da reformulação do Lembra um Livro, mas não tenho ideia do palpite dessa vez!! Hehehe

Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Lu,
Eu quero muito ler esse livro do Mauricio e tenho a impressão de que deve ser ainda melhor do que O Mundo de Vidro. Porém penso que talvez aconteça a mesma coisa que aconteceu com você, pois eu também gosto muito de saber o que deixou certa pessoa apaixonada pela outra, acompanhar o desenvolvimento do relacionamento crescer, sabe? E pelo que você disse o livro não tem muito disso.
Mas ainda assim parece ser uma leitura muito prazerosa, e o Mauricio certamente se destaca no cenários dos autores brasileiros! Gostei muito da sua resenha!

Ah e adorei ter contribuído com uma ideia (mesmo que indireta) para o seu Lembra um Livro rs!! Ainda não tinha conseguido participar de nenhum pois toda vez que eu via o post já havia passado o prazo e agora com a mudança poderei participar =D Só é uma pena que eu não tenha conseguido lembrar até agora sobre qual livro a mensagem remete =/ Vou pensar um pouquinho mais e tentar algum palpite. Eu adoro essa sua mini gincana! ^^

Beijão querida!!

Sobre Meus Livros disse... [Responder comentário]

É a primeira resenha que eu vejo que não é totalmente positiva! Tenho muita vontade de ler esse livro,mas tenho receio de não gostar, porque todo mundo fala do romance e eu não sou tão chegada em romance.. enfim. Ótima resenha (:

Beijos, Bárbara.

Thaís Varine disse... [Responder comentário]

Eu sinto vontade de ler o livro pelas resenhas espalhadas pela blogosfera, mas não surto se eu não conseguir. Tenho alguns na frente que se eu ão ler logo vou ter um treco = Jogos Vorazes é um dele.

Beijos

Nathalia disse... [Responder comentário]

Oi! Adorei a resenha! Eu nunca li nada do Mauricio, mas vejo resenhas apaixonadas pelos livros dele. Você é a primeira que diz um ponto negativo do livro.
Também gosto de me sentir conectada com o livro durante a leitura, se isso não acontece, a leitura fica meio chata D:

Beijos, @nathaliaduarte
www.mentalmorfose.com

Nathália Risso disse... [Responder comentário]

Oi Luuu :D
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo – Conheça: Suburgatory. Passa lá!
Beijos, Nathi
@bookswonderland
Books in Wonderland

Marina Oliveira disse... [Responder comentário]

Estou morrendo de vontade de ler esse livro, parece ser uma história bastante leve e interessante. Está na minha lista de férias. :)
Ótima resenha.
Beeeijos

Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com

Mariana Ribeiro disse... [Responder comentário]

Olá, Luana!
Eu devo dizer que as suas impressões bem positivas a respeito só me fez deixar ainda mais curiosa. Quero muito acompanhar e me emocionar com o livro e espero ter a oportunidade de ler algum dia.
Adorei a sinceridade no seu ponto de vista na resenha. Seguindo seu adorável espaço literário!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Postar um comentário

Os comentários serão retribuidos em seu blog, desde que não sejam de carater apenas de divulgação. Comente o que realmente achou! Obrigada :)