Fora de mim - Martha Medeiros

Hello, peeps! Então, essa resenha foi escrita no inicio desse ano e postada, quando o blog praticamente não falava de livros. Resolvi repostar porque acho que é um livro que vale a pena ser “divulgado”. Não tirei muita coisa do que havia escrito, só acrescentei algumas coisas que não tinha citado antes. 

Título: Fora de mim
Autor(a): Martha Medeiros
Editora: Objetiva
Páginas: 131
Classificação: 4. (Muito bom)
Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega é um vício sem saída.
Fora de mim é um dos livros mais fáceis de ler que conheço. Um dos mais rápidos e deliciosos livros. O livro é narrado em primeira pessoa de forma que você se identifica tanto, ao ponto de pensar que você provavelmente escreveu aquilo. E a narradora fala de um certo Você, que provavelmente existe na sua vida. É a estoria de uma mulher com mais de quarenta que conhece um cara depois de se divorciar e tem com ele a mais instigante historia de amor. Martha nos mostra uma mulher que sofre e que se dói como uma menininha de quinze anos por um amor adolescente. Faz drama mesmo, como toda mulher. Foi uma das coisas que gostei no livro. Faz com que nós – as mulheres - percebamos que não tem dessa de idade pra sofrer por amor. E que sofrer faz parte do processo de superação.

No inicio do livro, somos apresentadas a uma mulher destruída. Ele se foi e deixou uma casca infeliz e inútil onde antes existia uma mulher com vontade de vida. E só ao longo do tempo, das fases de superação que todo mundo passa pós-termino, ela volta a ser uma mulher inteira. Ainda abalada, porque não dá pra superar 100% um grande amor, mas uma mulher que segue em frente. E conhece outros caras e, quem sabe, se apaixona por eles também. Sem pressa. 

“Não que eu defenda romances trágicos, em que uma pessoa definha e envelhece trancada num quarto, esperando alguém que jamais voltará. Não conheço quem siga amando um morto (mesmo metafórico) para o resto da vida, em completa solidão, com o corpo gelado, recusando a abertura para novos abalos. No entanto, uma parte infantil e longínqua de mim absolve esses obstinados que acreditam que o verdadeiro amor sobrevive na presença e na ausência, e mesmo que isso resulte em histórias tristes e antiquadas, por outro lado possuem uma sinceridade que comove como nenhum amor, hoje em dia, comove mais.''

Devo ressaltar, porém, que o livro teve uma carga significativa maior para mim, porque eu estava passando por uma fase parecida. Fora de mim é recheado de citações marcantes (como essa acima), creio que qualquer mulher que se apaixonou e se permitiu ter um drama pós-termino vai se identificar. E depois de ler, você respira fundo e expira todo o drama.

Não tem diálogos, o livro é uma espécie de verborragia. Acho incrível como ela consegue escrever para uma única pessoa e, ainda sim, manter proximidade com milhares de leitores. Tocar milhares de leitores. Além de ser super bem escrito, é um livro melancólico, nostálgico, mas que faz você perceber que tudo passa. Recomendadissimo para quem curte livros do tipo. 

18 comentários:

Larissa Beraldes disse... [Responder comentário]

ooooii.
Também ameeei seu blog. Uma gracinhae com resenhas ótimas.

Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ótimo. Apesar de eu gostar de diálogos! UHAUSHUAHS

Já estou seguindo :)
beijão

Pabline disse... [Responder comentário]

Olá.
Já sabia do livro só que não tinha muita noção da história.
Acredito que nunca li um livro só na base da narrativa. Essa experiência parece ser interessante.
Legal o tema, a superação depois de um relacionamento.
Todos vivem, ou vão viver isso um dia na vida né.
O livro é tão curtinho, deve ser realmente uma leitura rápida e tranqüila.
Gostei muito da sua resenha, me deixou curiosa.

BJ!

-Amigas Entre Livros-

Sra G.M disse... [Responder comentário]

Há, se é fácil de ler, tô dentro! Cansei de ler livros pro vestibular, que a gente tem que ter um dicionário do lado.
Nunca tinha ouvido falar dele, mas parece ser bom. Na primeira oportunidade, procurarei para comprar, e depois te conto o que achei :D

Sobre Meus Livros disse... [Responder comentário]

Não conhecia o livro e apesar da sua resenha estar linda, não me interessei muito por ele.
Mas adorei a capa *.* HAUHAUHA

Beijos.

Bih Lima disse... [Responder comentário]

Esse livro parece ser 10... Fiquei curiosa!
A resenha ficou bem legal.
O blog é lindo!
Beijosss
Bianca,
Book Mania
http://bookmaniablog.blogspot.com/

Jacqueline de Oliveira disse... [Responder comentário]

Gostei muito da sua resenha, ela me deixou ainda mais curiosa para ler esse livro. Espero poder lê-lo logo!

Beijos

Jac
http://behind-thewords.blogspot.com/

Angélica Roz disse... [Responder comentário]

Oi Luana!
Adorei a sua resenha, pois faz tempo que quero saber um pouco mais sobra a obra.
Nunca li nada da autora. :s
Bjss!

j disse... [Responder comentário]

Luana, resenha maravilhosa! Achei engraçada a parte que você fala "creio que qualquer mulher que se apaixonou e se permitiu ter um drama pós-termino vai se identificar", porque, afinal, que mulher nunca passou por isso?
Só não sei se gostaria de ler esse livro porque entro de cabeça nas histórias, e acabo mergulhando profundamente nos sentimentos delas. Tenho medo de começar a chorar por dias a fio ;\ haha

Beijos

Aione Simões disse... [Responder comentário]

Luana, eu adoro suas resenhas!
Fiquei completamente curiosa pra ler o livro!
Com certeza é uma temática universal feminina e a Martha provavelmente fez um trabalho incrível em criar essa aproximação com o leitor!
Mesmo sem diálogos, o livro parece ter uma leitura envolvente, que te traga pra ele!
Adorei mesmo a resenha!
Beijos!

Milena disse... [Responder comentário]

Oi Lu! ;D
Nossa, adorei essa capa! *-------*, adoro esse estilo, eu acabo comprando o livro pela capa, rsrsssrsss! \o/

Adorei sua resenha e adorei a ideia de você postar novamente, citando que o livro realmente vale a pena. Já anotei aqui na minha listinha \o/

Beijos Lu! e estou ansiosa para mais uma Caixinha de Correio, vc é uma fofa \o/ rs :)

http://divertletras.blogspot.com/

Bruno disse... [Responder comentário]

Coincidência ou não, nós dois somos do Rio Grande do Sul e nossos sobrenomes são Medeiros, desculpa aí! SIHAIUSHA.
No começo de Em chamas eu também ficava: kd a ação? é isso mesmo?. Mas aí começa rolar umas coisas do meio pro final é ÓTIMO! Tu vai preferir Em chamas, siauhsia.

Gil_Effy disse... [Responder comentário]

Oi Luana!
Parece um livro que que nos passa algumas lições, e até mesmo que o amor não tem idade, estamos sempre buscando por ele. Não conhecia este livro.

Das que você falou gosto de Oasis, Coldplay..Também Lifehouse, Nickelback, Snow Patrol,Staind..

Estou te seguindo..
Bjs ^^

Thais Priscilla disse... [Responder comentário]

Acredita que eu não conhecia esse livro ainda? E, para ser bem sincera, eu não compraria pela capa. Mas gostei da sua resenha pois despertou uma curiosidade em mim.

Beijos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Glaucea Vaccari disse... [Responder comentário]

Já ouvi falar desse livro e sempre vejo falarem super bem da Martha Medeiros, mas eu nunca me interessei pelos livros dela.
Mas eu gostei da resenha e do trecho que vc citou e acho que vale a pena dar uma chance.
Bjo

Francielle Couto Santos disse... [Responder comentário]

Já ouvi falar bastante sobre a autora, mas não conhecia o livro. Gostei bastante da sua resenha... adoro a forma como você se expressa sobre os livros. Entendo quando diz que o livro te marcou... às vezes parece que eles chegam no momento certo; na hora certa. :)
No mais, gostei muito... com certeza eu o leria. ;)

Um beijo. :*
http://universoliterario.blogspot.com/

Leitura entre amigas disse... [Responder comentário]

Sou super fã da Martha Medeiros e tenho muita vontade de ler os livros dela! Esse parece ser muito bom! Gostei da resenha que fez do livro!
Já somos suas seguidoras, parabéns pelo blog ^^
Beijos

Leitura entre amigas
leituraentreamigas.blogspot.com

Postar um comentário

Os comentários serão retribuidos em seu blog, desde que não sejam de carater apenas de divulgação. Comente o que realmente achou! Obrigada :)