A mulher que gosta de falar #1 e de ler

A mulher que gosta de falar é a nova “coluna” aqui do blog. Não terá  data fixa, porém. Postarei – um relato, uma curiosidade, um conto - quando estiver inspirada e quiser compartilhar algo mais pessoal com vocês. PS: Espero que não se entediem com minhas baboseiras.
Alguns dias atrás fui pega de surpresa por uma pergunta capciosa. A minha sobrinha de quatro anos, ao ver livros espalhados pela cama e cabeceira, questiona: “Titia, porque você tem tantos livros?” Com a atenção voltada a um filme cujo nome não recordo, respondi automaticamente: porque a Titia gosta de ler. Não satisfeita com minha resposta rasa, ela continua: “Titia, porque você gosta de ler?”

“Gosto de ler porque foi lendo que eu conheci um mundo inteiro em algumas páginas. Ou em um sorriso de um personagem por quem tenho grande apreço.  Posso me encantar pela maneira como alguns autores tem uma capacidade exímia de transportar sensações e sentimentos, aos seus leitores. Lendo eu posso estar presente na vida de milhares de pessoas. Lendo eu sou milhares de pessoas. 

Lendo aprendi a sonhar de olhos abertos e que para viajar não preciso de tanto dinheiro assim, basta abrir um livro e mergulhar nas linhas ínfimas. Ínfimas porque não importa que o livro acabe, ele sempre vai viver na nossa imaginação. O fim nunca é o fim, na literatura.

Livros são ideias mais elaboradas e uma ideia é o vírus mais poderoso. Se multiplica, se transforma, atinge um numero incalculável de mentes. Um livro muda a vida da gente. Muda a maneira de enxergar o mundo, de enxergar as pessoas. Um livro ajuda a construir seu caráter. Um bom livro, além de se tornar um ótimo companheiro, é um excelente professor. 

Lê-se para aprender, para conhecer, para entender. E lê-se também para o alcançar o doce e ingênuo prazer do entretenimento. Não há regras e nem índices, mas ler é vital.” Foi o que pensei em dizer, mas ao invés disso, respondi: porque ler é bacana, princesa.

She read about people she could never be,
and adventures she would never have.
E quanto a vocês, leitores? Porque gostam de ler? (Adoro ler os comentários/respostas. =)

22 comentários:

ka macedo disse... [Responder comentário]

Uau, acho que não preciso acrescentar nada Luana. O texto está completamente perfeito. Todos os motivos pelos quais eu amo ler estão aí.
Viajar para outros lugares sem sair de casa, aprender mais sobre as pessoas, o mundo e as crenças... ah, não preciso repetir tudo né?
Você já disse tudo por mim!
Adorei, adorei essa nova coluna :)

Beijooos

Aione Simões disse... [Responder comentário]

Suas baboseiras?
Por favor, poste mais baboseiras como essa, Lu!

Primeiro que adorei a construção do texto em si, amei a maneira que você começou e, principalmente, a maneira que terminou.
E sobre sua resposta em si, a que você pensou, não poderia ser mais perfeita! Acho que você falou tudo e falou até mais do que eu seria capaz de pensar para responder. Gosto tanto de ler e há tanto tempo que chegou um momento que simplesmente não sei explicar o porquê, gosto e ponto. Então ver meu porquê explicado pelo seu porquê foi lindo ^^

"O fim nunca é o fim, na literatura."
Acho que foi a parte que mais gostei e não poderia concordar mais!

Beijão e parabéns!

Pabline disse... [Responder comentário]

Uau... Por favor, coloque mais textos seus \o/
Baboseira de maneira alguma, é lindo...
Tbm amei a sua construção textual. Tudo o que vc pensou mais não disse...
Uma vez eu escrevi...

"Vivo perdida em meus livros,
Vivo imaginando com o irreal,
Vivo acima das nuvens
Porque lá ninguém me impede de sonhar."

Os livros são assim para mim... Meu lugarzinho no mundo, meu refulgiu onde posso me perder nas páginas, letras, sentimentos...

O seu texto está perfeito e transmitiu tão bem o que sinto, que não sei mais nem o que dizer ^_^

=* Lu!

-Amigas Entre Livros-

Carolina Mello disse... [Responder comentário]

Achei lindo você chamando a Ju de sobrinha. Que fofo...
Eu nunca tinha parado para pensar porque eu gosto de ler. Mas agora, pensando, cheguei a conclusão que leio porque é assim que eu conheço coisas e pessoas que eu não posso conhecer na vida real, leio pelo simples fato de sentir prazer com cada palavra, frase ou página escrita. E, algumas vezes, é lendo sobre a vida de outras pessoas, que para alguns são apenas personagens, que conseguimos mudar a nossa vida para melhor.
Adorei seu texto, você deve fazer isso mais vezes!
Fofinha *-*

Francielle Couto Santos disse... [Responder comentário]

Oi, Lua! :D

Adorei a idéia da coluna. :D

Quanto a pergunta... bem, eu gosto de ler porque a leitura e os livros são como uma espécie de válvula de escape para mim. São as portas para o mundo, para o conhecimento, para a diversão. Lendo nós aprendemos diversas coisas, através de diversas formas. Ler nos proporciona viagens inimagináveis por mundos desconhecidos. Com a leitura a gente ri, chora, dá lições, aprende coisas da vida, se impressiona, tenta dar soluções, planeja fazer das coisas, do mundo, um lugar melhor. Ler é viver, é ser livre, é poder se expressar e ser feliz sem temer nada e nem ninguém. É estar liberto para as oportunidades da vida, e agarrar estas conveniências para aproveitar o hoje, planejando o amanhã e pensando no que passou. :) Ler nos torna pessoas melhores, capazes de enfrentar a vida com unhas e dentes, sem medo do que possa acontecer.

Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com/

Books Journal disse... [Responder comentário]

Awwwn, que liinda essa tua sobrinha <33 Criança sempre vem com esses porquês, né? Mas ainda bem que ela fez a pergunta, porque só assim tu poderia fazer esse post lindo, to arrepiada aqui, sério. A gente sempre fala tanto de livros e nunca se deu ao trabalho de dizer o porquê e como se apaixonou pela leitura. Amo livros, amo livros, amo livros. Acho que os amo pelo simples fato de poder conhecer outras culturas, personagens e escritores diferentes. Isso sim que faz a gente ser entendida do mundo e das coisas, porque assim com um carro precisa de gasolina para andar, uma mente precisa de um livro para funcionar. E é uma pena que a gente não possa sair dizendo isso por aí porque vamos ser chamadas de "bobas" de "ingênuas" e até de nerds. Já me mandaram gastar meu dinheiro com festas ao invés de com livros, acredita? Dei um fora, claro! Enfim, adorei o post :D

E ah, o lay tá lindo <333
Beeeijão
Kaká

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi, Lu :D

Uma pergunta que eu paro muito para pensar.
Gosto de ler por vários motivos como todos aqui...
Todas as vezes em que estou lendo entro em vários mundos, vários locais, várias pessoas sem mesmo sair do lugar.
Conhecer novas obras e ao mesmo tempo poder dar a sua opinião é um grande atributo para o apreciar da obra, pelo fato de você poder dar a sua ideia do fato passado em cada página.
E como você mesma falou " Livros são ideias mais elaboradas e uma ideia é o vírus mais poderoso" e é tanto que nós queremos mais e mais, né?
não tenho mais nada a falar, e o que tenho mais em mente.. está aí, em tudo o que você escreveu \Õ/

Beijos :* Natalia - http://musicaselivros.blogspot.com/

Karine Marinho disse... [Responder comentário]

AMEEEEI o texto! *-----* O prazer que a maioria de nós sente na leitura foi muito bem descrito por você! :D Quero mais dessa coluna, ein *----*
Beijos,K.
Girl Spoiled

Sobre Meus Livros disse... [Responder comentário]

QUE LINDO seu texto! Amei, vou salvar nos favoritos, HAUHA.
Sério, adorei e concordo com tudo o que você disse. “Gosto de ler porque foi lendo que eu conheci um mundo inteiro em algumas páginas" essa seria minha resposta, mas ficou tão pobre perto da sua, HAUHA. Ler é isso e muito mais :)
Poste mais sobre suas baboseiras lindas, haha.

Beijos, Bárbara.
Sobre Meus Livros.

Amanda Azevedo disse... [Responder comentário]

Lu! Primeiramente o novo lay do blog tá muuuuuuuito lindo! *_____* Adorei mesmo!

E segundo, que texto lindo! Continue nos presenteando com as suas supostas "baboseiras", viu? Amei essa parte: "Lendo eu posso estar presente na vida de milhares de pessoas. Lendo eu sou milhares de pessoas."

Lindo, lindo!

Beijos, Lu!
Amanda || Lendo&Comentando
^_^

Danniele disse... [Responder comentário]

Amei a nova coluna, Lua *-* E esse novo layout ta muuito fofo, awwn ♥ Adorei!
Ler é mesmo tudo de bom, é tudo o que você disse. É poder viver histórias impossíveis, é viajar sem tirar os pés do chão!

Beijos :*

ps: Este é o primeiro comentário que faço no MGF esse ano, então FELIZ 2012 pra ti, Luazinhaaa!!! \o/ Que você tenha um ano de sucesso e magia.

Unknown disse... [Responder comentário]

Lu, que texto mais lindo! Fica difícil ter algo mais a acrescentar, ficou perfeito demais! Ler é algo mágico mesmo, e só quem gosta e experimenta sabe o quanto é prazeroso e gratificante essa sensação maravilhosa de poder ser e conhecer várias coisas e pessoas sem ao menos sair do sofá!
Espero muito que a sua sobrinha fofa siga os passos da Titia, e adorei a nova coluna do Blog! ^^
Também não poderia deixar de comentar a respeito do maravilhoso layout novo, que coisa mais linda, amei mesmo!! =)

Beijão, querida! Desculpa pela minha ausência, nunca duvide de que adoro o seu blog e sempre vou estar por aqui!

Michelle disse... [Responder comentário]

Oi Luana!
Eu realmente amei seu texto!
Eu gosto de ler porque quando a gente lê, se transporta pra outro mundo, pra um lugar diferente da nossa realidade, um lugar onde você faz amizade com a personagem principal, se apaixona pelo protagonista, ri, chora, compartilha da dor e da alegria do livro! (:
Beijinhos
Michelle, Minha Bagunça

Thais Priscilla disse... [Responder comentário]

Ain, que texto mais lindo *-* Adorei demais. Realmente, você resumiu todo um sentimento que os leitores tem em relação aos livros.

Beijos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Gabriela Wegner disse... [Responder comentário]

MEU DEUS!
Preciso dizer alguma coisa?
LINDO, LINDO, LINDO e LINDO esse texto...
E o melhor é que além de lindo ele é real e declara com palavras que eu jamais conseguiria colocar no papel o que eu sinto pela leitura.
Você escreve muito bem Lu! Parabéns!
Beijos...
E aguardo mais colunas dessa!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Adorei, adorei mesmo a sua resposta imaginária. Mas seria difícil falar assim para uma criança, rs.
De qualquer forma, espero que você consiga inseri-la nesse mundo de alguma forma.
Eu faço de tudo para enfiar minha irmã e minha cunhada nesse universo, mas está um pouquinho difícil. Não vou desistir.
Beijão

Ju disse... [Responder comentário]

Lu, adorei a coluna de "baboseiras", que de baboseiras não tem nada. O texto está ótimo, e acho que traduz perfeitamente o´que significa a paixão de ler de qualquer pessoa.

Beijinhos

Angela Graziela disse... [Responder comentário]

Nossa, eu amei esse trecho: Lendo eu sou milhares de pessoas
E ele também me representa muito
Acho que é por isso que gosto tanto de ler
Porque posso conhecer muitos lugares e entrar na vida de um personagem
E ate mesmo compartilhar seus sentimentos que podem ser recíprocos

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Leitura entre amigas disse... [Responder comentário]

Que lindo o seu texto Luana, parabéns!! *-*
Gostei do final! :D
Espero que continue postando mais textos assim, seus leitores agradecem! rs
Bjs

Elidiane - Leitura entre amigas

Julia Cedro disse... [Responder comentário]

Oi Luana,

Adorei a resposta para sua sobrinha, acho que não acrescentaria nada, concordo totalmente com você.

Beijos,
Sonhos de Garota

Anônimo disse... [Responder comentário]

Adoreeei seu texto! descreve exatamente o porquê de eu gostar de ler. sinceramente não consigo entender pessoas que não tem esse hábito, pois é uma das melhores coisas para se fazer. Para mim nada melhor do que, num dia frio, ficar deitada lendo um bom livro. Por vezes nem consigo dormir antes de terminar de ler uma história!
Ler é ter mil e uma possibilidades de ser qualquer pessoa e de estar em qualquer lugar. É poder esquecer de qualquer preocupação e coisas que te magoam para viver outras histórias. Em fim, acho que não consigo colocar em palavras o que exatamente sinto quando estou lendo, mas concordo com tudo o que você escreveu em seu texto, Luana.

Postar um comentário

Os comentários serão retribuidos em seu blog, desde que não sejam de carater apenas de divulgação. Comente o que realmente achou! Obrigada :)