Morte e vida de Charlie St. Cloud - Ben Sherwood

Título: Morte e vida de Charlie St. Cloud
Autor(a): Bem Sherwood
Editora: Novo conceito
Páginas: 290
Classificação: 4. (Muito bom)

Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.
Não tinha grande interesse nesse livro, o folheei numa livraria e coloquei de volta à prateleira. Meses depois, minha mãe me compra um livro de presente e surpresa; lá estava Morte e vida de Charlie St Cloud. Talvez o principal motivo de minha relutância foi a capa que, apesar de bonita, passa a ideia de romance açucarado com doenças terminais.

Não preciso nem dizer que ele me surpreendeu, não é mesmo?

Charlie e Sam St Cloud fazem parte daquele grupo seleto de irmãos que dariam a vida pelo outro. O que desanda a vida pacata de cidade pequena entre os irmãos é um terrível acidente no qual os dois, tecnicamente, morrem. Mas ainda sim, Charlie promete nunca abandoná-lo. Só que Charlie volta, mesmo a contragosto. Fica óbvio para os leitores que ele não pensaria duas vezes em trocar de lugar com Sam.

Então uma coisa estranha acontece: Charlie volta com um dom. Agora ele pode ver o espirito de Sam e seu cachorro e não tarda a perceber que eles não são os únicos que ele enxerga. Trabalhando num cemitério para permanecer próximo à Sam, Charlie abdica de suas vontades, sonhos e desejos. Ele não se arrepende ou culpa Sam e adorei isso nele. Ao invés de definhar em suas lamentações, Charlie continua sua vida – ao lado do irmão morto – com bom humor e dedicação ao trabalho.

O romance do livro fica a encargo dele e Tess Carrol, uma garota durona por quem ele sempre teve uma quedinha. A forma como eles se conhecem e se relacionam, porém, não convence. De repente eles se veem e no outro estão apaixonados. Sério mesmo, no primeiro encontro! Esse foi o principal ponto negativo do livro. Entretanto, a forma como Tess entra na estória e o desfecho é bem surpreendente, original. 

Eu sempre pensei que se amor de mãe é amor incondicional e perfeito; amor de irmão é o amor mais puro que existe. Amor sem maldade, sem cobrança. Irmão é uma mistura de melhor amigo e família, regado a inúmeras brigas e demonstrações de afeto. É claro que tem gente que não se dá bem com irmão, mas creio eu que seja mais birra do que outra coisa. Vai ver foi porque meu irmão significa um mundo pra mim que eu tenha me identificado demais com Charlie.

Enfim, devaneios “Sinto falta do meu irmão” a parte, a amizade e cumplicidade dos dois é realmente tocante. Sem falar nas lições que ele passa, sobre amor e perda. Recomendado!

25 comentários:

Aione Simões disse... [Responder comentário]

Nossa, Luana, eu amei demais esse livro!
Não consegui largar enquanto não terminei e achei lindo e original!
Apesar do romance entre ele e a Tess surgir mesmo rápido, isso pra mim não foi um problema, porque eu gostei da maneira de como foi desenvolvido. Pra mim não pareceu falso ou irreal! Mas ai é aquilo né, cada um tem uma opinião ^^
Beijão!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi Lu, tudo bem?
Indiquei um selo para você!
Dá uma olhada lá!
http://estanteseletiva.blogspot.com/2011/10/selo-blog-de-qualidade.html


Att,
Wanessa Guimarães

Sofia disse... [Responder comentário]

Oi Luana! Primeiro que eu achava que fosse do Nicholas Sparks, tanto pela capa (que todas as capas do livro dele são assim) tanto pela sinopse. Quando li que se tratava de um jovem que perdeu o irmão em um acidente de carro, vi logo o Will de A Última Música, fora que tem TUDO haver... Pois a Tess a durona, hein? Ronnie também, enfim! Pareceu

Acho esse amor de irmão um dos mais belos, e como disse mais puro! Gostei demais da resenha, bom fim de semana!

Beijos
http://so-soline.blogspot.com

Bruno disse... [Responder comentário]

Sabe esses livro que é tão barato que quer comprar mas acaba esquecendo? Morte e Vida de Charlie St. Cloud.. tipo, ele é 15 reais - ou menos, e eu nunca compro, mas a minha vontade de ler é grande.. temos uma relação complicada, suiausa.
Como que tá em chamas?

caa disse... [Responder comentário]

Oi, tudo bem?

Sempre tive vontade de ler esse livro, mas faltou oportunidade. Sua resenha está ótima!

Caah - http://openmindbook.blogspot.com

Bruno disse... [Responder comentário]

Ignora meu comentário, não tinha visto que tu comentou no meu blog antes, siuahsa.
Enfim, eu prefiro Em Chamas. WTF???? O FIM É.. NOSSA. Minha amiga já comprou esperanças e daqui a pouco ja irei ler! siauhiusa

Thais Priscilla disse... [Responder comentário]

Li esse livro ontem e gostei bastante embora tenha demorado um pouco pra ler.

Beijos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Books Journal disse... [Responder comentário]

Também não curti essa parte de amor a primeira vista. Mas a história todo do livro é muito linda, bem formulada e interessante. Acredito na vida após a morte e o tema me interessou muito :D Chorei horrores quando vi o clipe do filme, mas é uma pena que o filme inteiro não seja tão bom assim. O livro é muito melhor!

Beijo,
Kaká

Sobre Meus Livros disse... [Responder comentário]

Olá! Sério, to louquinha pra ler esse livro, senti um ecanto por ele! Acabei de comprá-lo pela internet, agora é só esperar chegar. E a ansiedade continua almentando. Adorei a resenha, e com certeza com ela, fiquei mais ansiosa ainda pelo livro.

Beijos!

Pabline disse... [Responder comentário]

Olá!
Ainda nãi li ele, mas dicamos, não era uma de minhas prioridades.
Assistir ao filme e gostei, não foi tipo, o melhor filme da minha vida, mas vale super a pena.
Mas com sua reseenha, até fiquei com uma vontadisinha sabe...
Deve ser realmente tocante a historia e o amor tão pura q há entre os irmãos.
BJ!

_Amigas Entre Livros-

Sra G.M disse... [Responder comentário]

Esse livro nunca me atraiu muito, ao contrário de você, que chegou a tirá-lo da prateleira, nem isso eu fiz. Mas né, não é raro a gente se surpreender.

E respondendo ao seu comentário, quando escrevi o post, a intenção não era falar da tensão pré vestibular, mas já que me encontro nessa situação maluca, acabou saindo exatamente como se eu tivesse falando a respeito disso. Essa coisa deixa a gente louco. KKKK

Beijo :D

Thaís Cavalcante disse... [Responder comentário]

"Romance açucarado com doenças terminais" hahahahahahaha

Gente, eu jurava que esse livro era um romance! Não tinha visto resenhas sobre ele nos sites que geralmente frequento, mas agora sim me deu vontade de ler hein!

Luana, terminou 'Em Chamas'? Gostou? Prepare-se psicologicamente para 'A Esperança', sério!

Beijos flor!
www.pronomeinterrogativo.com

Carol Ardente disse... [Responder comentário]

O livro está na minha prateleria esperando há séculos pela leitura, mas depois de ler a sua resenha, vou passá-lo na frente de vários. :) Eu amo o Zac Efron e conheci o livro por sites dele, mas assim mesmo o queria ler. Eu tenho duas irmãs e acho que eu sofreria bastante se elas morressem e eu não.
Eu adorei a sua resenha! Parabéns por ela!
Beijos ;*

Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com

Thaís Varine disse... [Responder comentário]

Sempre tive vontade de ler esse livro e por isso ainda não assisti ao filme, mas a empolgação que eu tive logo quando lançou diminuiu pra caramba! Quem sabe mais pre frente... Não é prioridade.

Beijos

Leitura entre amigas disse... [Responder comentário]

Tô com esse livro na minha pilha de leitura!
Espero lê-lo em breve ^^
Gostei da sua resenha!!
Beijos

Elidiane - Leitura entre amigas

Bih Lima disse... [Responder comentário]

Eu já vi o filme e achei muito fofo! Fiquei super curiosa para ler o livro...
A resenha ficou bem legal!
Beijosss
Bianca,
Book Mania
http://bookmaniablog.blogspot.com/

Angela Graziela disse... [Responder comentário]

Nunca assisti/li Morte e vida de Charlie St. Cloud
Mas tenho muita vontade
Pois sempre falam maravilhas do autor
Beijos

Francielle Couto Santos disse... [Responder comentário]

Às vezes a gente se surpreende de uma forma bacana, não é mesmo!? Acho que isso que aconteceu contigo poderia a vir acontecer comigo, pois até a poucos minutos atrás eu não tinha o menor interesse por essa leitura. Isso mesmo, sua resenha mudou meio conceito (rs)... a verdade é que eu nunca duvidei do potencial da história, e a sua temática parece mesmo bem interessante e instigante, mas o fato é que nunca estive interessada, apenas isso.

No mais, amei cada palavra sua referente ao amor de irmão. Também sou apaixonada pelo meu, que além de apenas um irmão, é um grande amigo e companheiro. *-* Acho que isso dá contrapartida para o meu interesse acerca dessa leitura na qual espero conferir em breve.
Ótima resenha. ;)

Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com/

Nathália Risso disse... [Responder comentário]

Oi Lu :)
Tenho muita vontade de ler o livro, por isso nem assisti ao filme ainda!
Sua resenha ficou ótima, só não gostei do fato que eles se apaixonam no primeiro encontro, isso não convence MESMO hahahaha
Que lindo suas palavras sobre o amor de irmão! É realmente isso mesmo! Acho que vou me identificar com Charlie também :D
Parabéns pela resenha, fiquei SUPER EMPOLGADA para ler!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog: Indicação de série: Awkward.
Passa lá :)
Participe também das promoções do blog!
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

j disse... [Responder comentário]

Lu, adorei a resenha, incluindo os devaneios! Não tenho muita curiosidade para ler esse livro, mas como sempre falam bem, me inscrevi para receber ele como livro viajante, então vou acabar lendo! Espero gostar tanto quanto você. E relacionamentos fraternos são mesmo os mais puros possíveis ;)

Beijos

Nicholas disse... [Responder comentário]

Luana, confesso que tbm n tinha mt interesse nesse livro.
Mas era por ter lido mts resenhas n mt legais.
Eu quero ler para ver o filme, pq n quero me basear somente com o filme.
Até pq, na maioria das vezes o filme deixa a desejar.
bjs,
tudo por um livro.

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu também não tinha grandes interesses por esse livro, até saber sobre o que ele realmente se tratava, o que me fez compra-lo. Mas infelizmente eu li uma resenha pela blogosfera que soltou tanto spoiler do livro (raiva enorme eu senti rs) que acabou por me tirar um pouquinho do gosto do livro e então posterguei um pouco mais a leitura. Ainda tenho vontade de lê-lo pois realmente parece ser lindo, não só a história de amor entre o casal em si, mas também a dos irmãos. Fora que quero muito assistir o filme!
Porém não fazia nem ideia de que o romance era assim - amor à primeira vista - as vezes fica um pouco irreal quando não tem muito desenvolvimento mesmo, mas espero que os outros aspectos da narrativa acabem por compensar esse fato! Fora que adoro uma boa história de família, de amizade, amor, superação, e não poderia concordar mais sobre o que você falou a respeito do amor entre irmãos! Sou muito apegada aos meus! ^^ Acho que vou amar esse livro.

Beijos!

Junior disse... [Responder comentário]

Eu não li o livro porem assisti ao filme. Gostei da ideia de amor que o filme retrata. Essa questão do amor entre irmão. Mas o que mais achei bonito foi essa mensagem que a historia passa de que o amor não fica apenas em vida. O amor verdadeiro é eterno. Ele capaz permear o surreal lado da morte e manter-se forte para todo sempre. Achei muito bonito isso. Enfim ótimo o blog voltarei bjs

Postar um comentário

Os comentários serão retribuidos em seu blog, desde que não sejam de carater apenas de divulgação. Comente o que realmente achou! Obrigada :)