Filmes e series (porquê assistir) - Closer

A proposta dessa coluna é trazer filmes e series que valem a pena serem assistidos, obviamente. Todavia, eu tento trazer coisas novas, com grande potencial, mas que não foram plenamente divulgadas no Brasil. Em suma: eu tento evitar modinhas.

O filme dessa semana não é um filme lançado recentemente. Na verdade, foi lançado em 2004 nos EUA. Essa é a hora que vocês dizem “ok, Luana, você está uns 7 anos atrasada” e eu concordo. Então porque, ainda sim, falarei desse filme? Simples, porque ele é sensacional. E meu filme favorito.

Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna.

Honestamente, não tem como essa sinopse ser mais cocô. Perdão ao termo chulo, mas Anna está longe de ser a protagonista de Closer, como deduzimos após ler o trecho acima. Alice Ayres rouba a cena e o filme torna-se dela, tornando-se o centro do drama e dos relacionamentos.

Dirigido por Mike Nichols, tem o roteiro inspirado na peça teatral de Patrick Marber. Estão no elenco principal; Julia Roberts, Natalie Portman, Jude Law e Clive Owen. Ponto. Eu poderia acabar bem aqui e não dizer mais nada, já que com um elenco tão forte, era bem óbvio que o filme seria maravilhoso, certo? Errado. Citarei um exemplo; Valentines Day (Idas e vindas do amor) é um filme com um elenco de peso e o filme é medíocre. Pra não dizer maçante. Aí é que está a diferença entre Closer e todos os outros filmes. Visto o escritor da peça - que deve ser incrível - é o próprio roteirista do filme, ele é bem fiel á natureza pesada e verdadeira da peça que escreveu.

Assista ao trailer abaixo. Desculpem a má qualidade, foi o unico legendado que achei.

Porque assistir: Porque eu sou obcecada por ele! O filme é incrivelmente cru. Cruél, até, e honesto. Os diálogos são maravilhosos. A trilha sonora é incrível. O melhor roteiro já escrito, para mim. Quatro atores e um roteiro fizeram um filme espetacular. Clive Owen e Jude Law estão sexys como sempre e super convincentes. Ninguém espera que Natalie Portman seja ótima em seu papel - já que ela era uma atriz meio desconhecida -, mas ela ofusca totalmente Julia Roberts. 

Não, sério, eu realmente sou obcecada por ele, hahaha. Meu irmão/namorado/mãe/cunhada sempre ficam com raiva porque quando estão zapeando canais e o filme está passando, sabem que vou assistir, sem duvidas. Tive que apagar vários parágrafos desse post para não ficar muito comprido, mas eu simplesmente tenho tanto a dizer do filme! Se vocês já assistiram, comentem o que acharam, se tem o mesmo fascínio e se não, baixem agora e venham me contar depois. Por favor!

PS: Bom ENEM para todos que vão fazer! Semana que vem tem DYE, sorteio e novas resenhas, fiquem ligadinhos.

22 comentários:

Elaine Bandeira disse... [Responder comentário]

ainda não consegui assistir esse, mais ouço falar muito bem, qualquer hora que lembrar, vou locar!

bjos

http://floresmaquiadas.blogspot.com/

Gabriela Wegner disse... [Responder comentário]

Oi!
Achei legal isso de você não querer postar modinhas, afinal, disso nós já estamos cheios!
Não conhecia o filme ainda, mas ele deve ser bem legal!
Beijooos

Thaís Varine disse... [Responder comentário]

Confesso que a primeira vez que o vi não me convenceu muito. Então, assisti depois de muitooo tempo e dei uma nova chance. Dessa vez eu assisti com um novo olhar e foi então que gostei mais. Não é o meu favorito, mas definitivamente está na lista dos que eu gosto pra caramba! ;D

Pabline disse... [Responder comentário]

Oi Lu!
Faz um tempão que eu assistir esse filme, nem me lembro se foi na TV ou em DVD :/
Mas me lembro que realmente gostei muito dele. Há cenas meio fortes, e o filme é uma total supressa.
Chegou ao final e tive que bater palmas, pois ele em muito me surpreendeu. Foge totalmente do clichê.
E só atores maravilhosos, o filme é realmente bom.
Parabéns pela escolha e pela coluna, quantos filme incríveis há por aí, só que não possuem tanta divulgação, aí acabamos perdendo essas preciosidades.
BJ!

-Amigas Entre Livros-

Sobre Meus Livros disse... [Responder comentário]

Já tinha ouvido falar do filme, mas ainda não assisti.
Vou aproveitar que você deixou o link e baixar =)

Beijos.

Julie Neves disse... [Responder comentário]

Esse filme é uma OBRA DE ARTE! Sem mais.
a Natalie, como sempre, trabalhando impecavelmente.
Não tem como fazer uma descrição que faça jus a ele, tem um enredo perfeito, apesar de me irritar com a indecisão dos personagens de Jude Law e da Julia Roberts, muito imaturos! u_u

Enfim, assino em baixo na sua indicação.

Xxx,
Julie
www.booksjournal.org

Leitura entre Amigas disse... [Responder comentário]

Oi Luana,
Legal postar dicas de filmes ou séries que não são muito divulgads mas ainda sim de qualidade.
Eu já assiti, um vez, Closer, o elenco realmente é de peso mas eu num gostei muito do filme não, mas concordo que a trilha sonora é incrívelmente boa.

Bjs

Amanda

Unknown disse... [Responder comentário]

Carambaaaaaaa, pensei que eu fosse a unica maluca a amar este filme. *-* Caramba eu era muito doidona por este filme, ficava procurando coisas dos atores só pra ver. Eu adorava como que o filme ia sabe, parecia tão... real *-*
*Baby estão rolando dois super sorteios la no blog:
SORTEIO DE 01 'EXEMPLAR DE A LINGUAGEM DAS FLORES '
E
SORTEIO DE 01 KIT IMAGINAYRE

Participe ---> www.imaginayre.blogspot.com

Ana Ferreira disse... [Responder comentário]

Luu,
Assisti a "Closer" há um bom tempo e não me lembro de muita coisa nele, embora ache o filme excelente. Ele não tem medo de fugir dos padrões, de perder os princípios, de ser romântico e cruel ao mesmo tempo e, ainda assim, incrível.
Acho que Natalie Portman veio ao mundo para mostrar que é boa nisso mesmo. Mesmo quando ela não era extremamente famosa, seu talento já ofuscava queridinhos do cinema como a Julia Roberts com quem, sinceramente, não simpatizo muito nas telas.
E Jude Law... Ah, é Jude Law, né?

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Aione Simões disse... [Responder comentário]

Oi Luana!
Eu adoro seus posts ^^
Bom, eu concordo com você em vários aspectos: a Alice rouba mesmo a cena, os diálogos do filme são mesmo incríveis (e acho que foi o que mais gostei do filme), a trilha sonora é sensacional e o elenco é maravilhoso.
Mas acredita que eu não vi graça no filme? Não sei se não captei a mensagem, ou sei lá, mas eu não vi nada demais mesmo na história, não me prendeu nem nada.
E eu amei Valentine's Day! Achei tão fofo!
Ou eu sou muito sucetível a modinhas ou nossos gostos só são diferentes hehe!
E como foi no Enem?
Beijão, flor!

Lendo & Comentando disse... [Responder comentário]

Oi Lu! :))

Ainda não vi esse filme, mas PRECISO ver logo! Amo, amo, amo o Jude Law! <3
Se minha internet estivesse cooperando eu o baixaria agora, mas já faz alguns dias que ela não quer cooperar comigo, rs.
Tomara que eu possa assistir em breve e que eu goste tanto quanto você!

Beijos!
Amanda
Lendo&Comentando
:)

Sofia disse... [Responder comentário]

Oi Luana! Ainda não assisti o filme, mas gostei do elenco... Putz, ficou meio confusa essa sinopse, hein? Mas agora reli e saquei, acho que estava distraída, rsrs...
Achei o Trailer incrível! Boa prova.

Beijos

Sofia - Lendo de Tudo

Emmy disse... [Responder comentário]

A Alice realmente rouba a cena no filme! E o elenco é realmente ótimo, mas sei lá... já assisti esse filme duas vezes e não consigo gostar, não me cativou!
Adorei o post!
Bjs, Emmy
Literary World

Dana Martins disse... [Responder comentário]

Eu pensava que esse filme era mais antigo ainda, minha tia falava tanto que eu achava que era um daqueles muito antigos que tia assiste (?) HAUHA
mas ela sempre disse que era ótimo e nunca tive problema com essas indicações dela
tinha esquecido totalmente que existia, mas agora deu vontade de ver. Já tá até aqui, só não assisto hoje porque eu tenho tempo

e concordo com isso de não é só porque tem ator famoso que o filme vai ser bom. '-'

Danniele disse... [Responder comentário]

Eu nunca termino de assistir esse filme, e olha que já comecei umas 3 vezes, e olha que eu amo o Jude law, e olha que eu amo a Julia Roberts... OKAOSLAPSL
Vou dar uma chance pro filme e assistir todo em breve, já baixei aqui ♥

Beijos:*

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Luana,
Esse é um dos filmes que mais já ouvi opiniões divergentes de pessoas que amam e de pessoas que odeiam mas nunca o assisti - e olha que eu sou rata de cinema rs
Realmente o elenco é de peso e o roteiro bem diferente do usual que a gente costuma encontrar, não consigo atinar o porque de nunca tê-lo assistido mas mesmo hoje em dia ele não me desperta tanta curiosidade assim, porém fiquei curiosa após tantos elogios da sua parte ^^
Dá próxima vez que estiver passando eu vou assistir e depois te digo o que achei!

Agora sério que você achou Idas e Vindas do Amor medíocre? rs Eu adorei aquele filme, admito que não é no estilo filmaço de Hollywood mas aquele tipo de comédia simplesmente me agrada enormemente, sempre saio do cinema boba e feliz =) Mas concordo com você que elenco de peso não é sinal de bom filme, recentemente eu assisti um chamado "Homens em Fúria" com o Robert De Niro, Edward Norton e a Milla Jovovich e desgostei completamente do filme, entre outros exemplos!

Gostei da análise do filme, realmente não é um lançamento mas isso pelo menos para mim é o menos importante em qualquer post e sim a recomendação e a discussão a respeito do mesmo!

Beijos!

Emi disse... [Responder comentário]

Realmente se dependesse da sinopse eu não assistiria. Tipo fiquei mas HEIN? Ai chegou sua resenha e agora estou bem curiosa. Gosto muito de ver filmes com a Julia Roberts, não sou fã, é que se estiver passando algum com certeza total irei assistir. Vou procurar esse por aqui ^^
beijos

Bih Lima disse... [Responder comentário]

Sou apaixonada pela música que toca! Já escutei tanto na vida! Sempre tive vontade de ver o filme, mas só assisto filmes com alguém, acho chato assistir sozinha!
Beijosss
Bianca,
Book mania
http://bookmaniablog.blogspot.com/

ka macedo disse... [Responder comentário]

Eu preciso desesperadamente assistir Closer. Morro de vontade, mas sempre que pego na locadora tenho outra coisa pra fazer e, se está passando na TV, é no TNT que é dublado (eca!).
Esse filme parece ser tãoo bom! Mesmo com a Julia Roberts (quem eu desprezo).
E a trilha sonora é maravilhosa mesmo! Já ouvi algumas das músicas e é fantastica mesmo.
Acho que os melhores tipos de estórias são essas: cruas, honestas e que retraram, de algum modo, a realidade em que vivemos. Para que viver sempre em algo que não se assemelha a nada do mundo real? E o pior, que deixa a realidade muito mais bela do que é?
Sou muito mais ver um drama sincero.

Beijoos Luana!

Thais Priscilla disse... [Responder comentário]

Não conhecia esse filme mas parece ser bem legal.
Gostei do trailer.

Beijos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Anônimo disse... [Responder comentário]

Me parece interessante! Adoro séries, principalmente, Grey's Anatomy, conhece?
Obrigado por visitar o Apaixonadas por Cosméticos, volte sempre! Beijos
http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com

Anônimo disse... [Responder comentário]

Closer é uma das coisas mais lindas dos anos 2000. A cena em que o Dan conta pra Alice da Anna, é, do início ao fim, uma cena do meu último relacionamento.
"as if you had no choice? There’s a moment, there’s always a moment, “I can do this, I can give in to this, or I can resist it.”"... cansei de falar isso pra ele.
Bom, o fato é que hoje estamos terminados, ele namora a 'Anna' da nossa historia (que era minha amiga, olha que bonito), mas ainda nos falamos.. e vez ou outra nos chamamos de 'Dan' e 'Alice' rs

Não me canso de ver!!! (e chorar rs)

Postar um comentário

Os comentários serão retribuidos em seu blog, desde que não sejam de carater apenas de divulgação. Comente o que realmente achou! Obrigada :)