Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

Título: Cidade dos Ossos, vol 1
Autor(a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Numero de páginas: 459

O gênero sobrenatural está longe de ser um dos meus favoritos. Confesso que é um preconceito bobo, mas não é fácil criar um mundo fantasioso crível e bem trabalhado e as poucas experiências que tive com livros dessa temática me desapontaram. Nunca tinha entrado em contato com nenhum sobrenatural que me despertasse tantas emoções – as negativas de Glimerglass não contam, obviamente - quanto Cidade dos Ossos. Foi uma agradável surpresa descobrir um enredo bem criado, personagens mais que cativantes e um romance de tirar o fôlego!

É complicado sintetizar a história do livro, porque é bem legal ir conhecendo aos poucos o mundo criado por Cassandra Clare, mas vou tentar, para dar uma minúscula visão sobre o que o livro gira em torno:

Clary e Simon, seu melhor amigo, estão a caminho de uma boate em Nova York chamada Pandemônio e lá ela presencia uma cena inesperada: três adolescentes com roupas e equipamentos estranhos matando um outro adolescente. O curioso é que ela não tarda em perceber que só ela consegue vê-los e o resto das pessoas estão completamente alheias à cena. 

Então Clary é introduzida ao mundo dos Caçadores de Sombras, que tem como objetivo central matar demônios, quando sua mãe é atacada e levada por seres do submundo. É aí que entra Jace, Alec e Isabelle, que a levam até o Instituto para descobrir porque a mãe de uma mundana (como os humanos são chamados) merece atenção de um demônio e porque Clary consegue vê-los. A partir daí tudo acontece muito depressa e grande numero de acontecimentos vão se desenrolando neste volume introdutório, abrindo portas para um novo e fantástico mundo. 

"Caçadores de Sombras: mais bonitos de preto do que as viúvas de nossos inimigos desde 1234"

Especialmente para quem gosta da temática sobrenatural, desde o primeiro livro a série Instrumentos Mortais se faz um prato cheio. Existem Nephilins, vampiros, lobos, demônios, fadas, bruxos e uma serie de outros seres. Para quem não é muito familiarizado ou não tem preferencia por esse gênero, é um prato cheio também já que eles são escritos de forma original e conhecida – vampiros bebem sangue, lobisomens caçam e demônios não são personificação de humanos charmosos e sim criaturas grotescas, por exemplo – e quando são seres não tão comumente retratados em livros, são bem descrevidos.

Gosto muito quando um autor sabe criar um pequeno mundo dentro de cada personagem, independente da importância direta que ele tem pro curso da história. Cassandra cria personagens tão distintos como seriam, somos na vida real. Tenho um carinho muito especial por Simon, por ser o típico garoto preso na friendzone por quem tenho simpatia, mas Jace é especialmente charmoso; o jeito hostil, sarcástico e arrogante e como temos pequenos vislumbres de um garoto frágil e atencioso (vem cá, seu lindo). Clary é uma personagem corajosa e leal e não costuma ficar se martirizando. 

A narrativa em terceira pessoa foca, principalmente, em Clary e os outros Caçadores de Sombras, mas de vez em quando nos permite ver o que acontece com um outro personagem mais afastado. A autora é daquelas que deixam pistas em alguns diálogos e parágrafos como que para antecipar o que está por vir; te deixar curiosos sobre as páginas ou capítulos seguintes. Aliás, diálogo é o que não falta em Cidade dos Ossos, mas não é nada em excesso, achei a quantidade de parágrafos e diálogos bem balanceada e é, com certeza, uma leitura ágil. Também é repleto de tiradas bem humoradas e comentários sarcásticos - geralmente, por parte de Jace - que sempre me agradam.

O que me incomodou talvez tenha sido a facilidade com que Clary aceitou a existência de tantos seres fantasiosos... Não é nem exatamente aceitar e sim acreditar. Acho que a maioria das pessoas hesitaria mais quando alguém contasse sobre a existência de Caçadores de Sombras e afins. Outra coisa que pode incomodar é o fato de que esse livro deixa muitas pontas soltas, termina com um final meio abrupto que faz a gente ficar frustrada e muito ansiosa pela continuação. Não foi algo que eu achei ruim, pois como sabia da existência dos quatro outros volumes, sabia que este seria mais introdutório. 

Depois de sair de leituras densas, reflexivas e com palavras difíceis, eu estava precisando muito de uma leitura leve e descontraída, um livro que divertisse, que agradasse não pela enorme habilidade na escrita da autora, mas pela história em si, pelos personagens e principalmente pelo romance. Que saudade que eu estava dos romances YA! E olhem, o romance nesse livro é simplesmente awesome, me deixava angustiada e suspirando! Foi um livro que realmente me agradou pela simplicidade. Recomendo veemente que você compre, pelo menos, os dois primeiros volumes, porque os finaisda Cassandra Clare são maquiavélicos com os leitores curiosos (oie), pessoal.
(PS: O que  é aquele quase final?! Eu fiquei com uma mistura dessa reação e essa outra aqui.)

Classificação:
 4 de 5 (Muito bom)

26 comentários:

Carolina Mello disse... [Responder comentário]

Ai, você sabe o quanto quero ler essa série! E o quanto eu me encantei pelo fato de a narrativa ser em 3a pessoa. Apesar de também não gostar do gênero.

Ain ain ain

Milena disse... [Responder comentário]

Ai Lu, morro de vontade de ler a série, mas ainda não tive a oportunidade...e eu fico meio desanimada com séries, pela quantidade de livros.Geralmente eu gosto de ter TODOS livros, então se forem MUITOS eu desanimo. =(
Adoro livros com romances e sobrenatural HAUIHAIUAHUAH, acho que combina tanto! *--------*

Beijo Lu,

Divert Letras

Jacqueline Braga disse... [Responder comentário]

Oi Lu
eu não me empolguei com esse livro, apesar de ser apaixonada por livros sobrenaturais. Achei uma misturada danada, e a narração da Clare é muito confusa, com muita informação sendo jogada pro leitor. Enfim, dei 3 estrelinhas porque os diálogos são inteligentes e rápidos e me ganharam. Espero que melhore, pois já comprei os outros 2 livros da série.
Adorei a resenha
bjos

Lúcia Delphino disse... [Responder comentário]

Oi Lu, eu sou apaixonada por livros Fantásticos/sobrenaturais, estava com vontade de ler, mas estava meio desanimada com esse livro.
Mas agora acho que minha vontade voltou, porque se você que não gosta de sobrenaturais, gostou do livro, então eu acho que deve valer a pena sim haha
Beijos

Anônimo disse... [Responder comentário]

Eu to querendo ler esse livro a tanto tempo, mas sempre hesito em comprar com medo de me decepcionar (também tenho problemas com sobrenaturais). Depois dessa sua resenha ótima vai ser a minha próxima compra *-*

Bjs,
Samira
http://thebookofmydreams.blogspot.com.br/

Andressa Tomaz disse... [Responder comentário]

Oi Lu!
Também as vezes sinto falta daqueles romances maravilhosos que fazem qualquer leitora derretida. Nunca li nenhum livro dessa série, mas pelo que já li em resenhas iria adorar. Adoro YAs, romances e tudo o que envolve o livro.
Ótima resenha!

Beijos.

Giovana Joris disse... [Responder comentário]

Poxa, olha que vida! To com esse livro em casa há séculos (aliás, tenho os dois primeiros) e nada de ler. Bom, até comecei a ler o primeiro e 40 páginas depois eu já tinha pego no sono profundamente. Depois disso nem tentei mais. Mas agora, com a sua resenha, com certeza aquela chama de esperança de ser um bom livro de reacendeu no meu ♥. Amo YAs sobrenaturais, então creio eu que irei gostar se eu conseguir passar da primeira parte haha!
Beijo, Lu!
Resenha linda as always

Falando Sobre Livros.......Nita disse... [Responder comentário]

Menina eu tava aqui pensando em que livro comprar para ler para curara a ressaca e o vazio que ''Jogos Vorazes'' deixaram em mim, e agora com essa resenha estou totalmente doida por esse livro! Obrigada pela ideia :D Vou compra, ler e depois volto para contar o que achei bjos

Patricia Lima disse... [Responder comentário]

Confesso que tenho uma queda por livros sobrenaturais apesar de ultimamente estar cansada por ver tantos livros com as mesmas coisas :|
Eu adoro Cidade dos Ossos! É uma das minhas séries preferidas, e ela só fica melhor a cada livro. Não vejo a hora de ler o 4º :D

Bjs!

Ana Ferreira disse... [Responder comentário]

Lu, eu fiquei muito, muito brava com o final de "Cidade dos Ossos". Como que a Cassandra Clare faz aquilo e não me dá uma explicação, um final mais completo? "Preciso da continuação." É a primeira coisa que o coitado do leitor pensa quando termina. De minha parte, até hoje não li "Cidade das Cinzas", mas tenho bastante curiosidade para saber como a série termina, ainda mais depois de tantos elogios que li sobre o 3º volume, o último que foi lançado por aqui.
O Jace todo metido com aquele jeitão dele é tudibão. hahaha
Sua resenha ficou ótima, Lu :)

Beijo!
Ana - Na Parede do Quarto

Danniele disse... [Responder comentário]

Oi, Lua linda!

Faz é tempo que eu quero começar a ler essa série mas o que me desanima é o fato de ser uma série... Não tenho mais vontade de ler séries, não sei porque! Prefiro trilogias <3 HUAHAUAHA Mas olha... Essa sua resenha me deixou babando um pouco e pensando seriamente em ler pelo menos este primeiro volume *-*

E COMO ASSIM "FINAL MAQUIAVÉLICO"? adoooro!!

Beijos :*

ka macedo disse... [Responder comentário]

Ahhh, Lu, você não sabe como eu fico feliz em ver que você gostou do livro assim! Acho que você não se arrependeu de ter dado atenção ao meu fanatismo, né? haha
Eeee pelo jeito mais uma se junta à nós no grupo de admiradoras do Jace, hm? Ele é realmente uma coisa apaixonante, não? E as tiradas dele são as melhores. E ele e o Simon se bicando então... melhor ainda!
E a Clary conseguiu me conquistar muito facil também! Ela é tão corajosa, muito impulsiva, mas não posso culpá-la por isso, já que sou igualzinha, haha.
Ah, esse final. Esse final é.... como você mesma disse, maquiavélico! Cassandra Clare nos tortura TANTO com essa série. É só sofrimento para nós, pobres mortais. Mas vale a pena!
Fico muuuito feliz mesmo que você tenha gostado!

E, por fim, peço desculpas por ter estado tão sumida. Eu mal estava tendo tempo de postar esses dias de tão sobrecarregada que estive, haha. Mas agora consegui me organizar e não vou ficar tanto tempo sem passar por aqui :)
Desculpa mesmo!

Beijooos.

Unknown disse... [Responder comentário]

Lu, faz um tempo que estou com esse livro pra ler na estante e até agora nada. A sua resenha me deu mais um empurrão, mas parte do problema é que os livros de parceria sempre me afastam de determinadas leituras que quero fazer, mas faz parte rs.
Gostei muito da resenha, nos dá uma ideia bem clara do que esperar do livro, e felizmente, ela é boa. Pelo visto é uma salada mista de seres, prato cheio para quem gosta de sobrenaturais. Particularmente, eu meio que gosto de tudo, contanto que seja bem escrito e me envolva, então pra mim tá ótimo.
Jace por tudo que ouvi falar, é o sonho de muitas leituras haha mas nem vou criando muitas expectativas pois toda vez que ouço falar incrivelmente bem de um personagem e o quanto ele é sexy (leia-se Patch por exemplo), acabo não achando essa coisa toda; até gosto do Patch e reconheço o seu charme, mas não vejo nada demais, sabe?
A história parece ser bem envolvente, fiquei mais curiosa pelo meu exemplar esquecido rs Agora o problema é que não tenho a sequência e com certeza irei terminar o livro com a mesma expressão e sentimento que você experimentou (por sinal, adorei as imagens haha). Adoro e odeio ao mesmo tempo, finais angustiantes.
Beijão!

Suzanna Rani disse... [Responder comentário]

Adorei a história do livro! Gosto de livros que falam sobre um mundo sobrenatural *o*
Seu blog é lindo!

www.suzannarani.com

jonathan disse... [Responder comentário]

Olá, Luana! Particularmente eu não gostei de Cidades dos Ossos. Apesar de o universo de Cassandra Clara ser rico e bem construído, achei a história muito "bobinha", e os personagens me irritaram como nunca...
Enfim, não sei se/quando lerei os próximos volumes da série.

Beijos!
@Jonathan_HGF

Unknown disse... [Responder comentário]

HAHAHAHAHAHAH adorei as imagens com a sua reção!!!
Mas acho que todo mundo ficou com a mesma reação! xD
Eu amoooo esse livro, como já te disse! :P
Espero que vc goste tb de Cidade das Cinzas *-*
Beijos!

Bruna Sversutti disse... [Responder comentário]

Oii!!

Já faz um tempo que eu tenho bastante vontade de ler este livro, mas sempre fico meio "?" Não é muito meu estilo, mas vi que tbm não é muito o seu e vc gostou né.

Quem sabe tbm não me surpreendo, acho que vou dar uma chance a ele.

Adorei o blog, estou seguindo!!

Beijos!
http://my-literarylife.blogspot.com.br/

Nuvem de Letras disse... [Responder comentário]

Oi Luuana, tudo bom?
Menina nunca li esse livro, nenhum da série; estão na minha wishlist e espero tirá-los de lá brevemente! Já li tantas e tantas resenhas positivas, falam que mesmo com a diversidade de "criaturas sobrenaturais" presentes da obra,a autora consegue claramente lidar com isso e fazer o livro ser incrível!! Como o livro "mescla gêneros" que eu amooo, tenho certeza que vou amar =] Amei sua resenha, como sempre; são maravilhosas de se ler =] Já li tantos comentários sobre o Jace e quotes de arrancar risadas ;)
Beijocas
Daisy
Nuvemdeletras.blogspot.com

Priscilla Duhau disse... [Responder comentário]

Eu sou uma eterna apaixonada pelos livros sobrenaturais, não tem jeito! Há muito tempo que leio diversas resenhas e comentários sobre esse livro e há muito tempo também tenho vontade de lê-lo. Na verdade ainda não o porquê de não ter comprado ele ainda, vai me entender.
E quase morri aqui de curiosidade quando você colocou essas duas imagens das suas reações com o final do livro, haha. Isso me deixou louquinha aqui!
É impressionante, porque a cada resenha sua que eu leio, fico que nem uma surtada querendo comprar o livro no exato momento que termino de ler a resenha. Foi exatamente assim com Precisamos Falar Sobre o Kevin e poucos dias depois já estava com o livro em mãos! haha *-*


Beijão ♥
Priscilla Duhau
Livrificando

Fernanda disse... [Responder comentário]

Eu adoro Cidade dos Ossos! Li numa época em que ainda conseguia me empolgar muito com sobrenatural, então veio a calhar. Acho que hoje eu já seria um pouco mais resistente a ele.
Gosto desse sobrenatural no meio urbano porque acho muito legal essa ideia de que tudo que existe de mais mágico e bizarro no mundo estaria escondido bem debaixo do nosso nariz haha
Jace <3 O Jace do primeiro livro da série é definitivamente o melhor. Continuo gostando dele depois, mas ele fica meio cheio de #mimimi. A Clary também era muito mais legal em CdO. Quem vai crescendo e ficando cada dia mais awesome é o Simon - acho que você vai gostar ainda mais dele.
Enfim. Eu adoro os próximos dois livros. Cidade de Vidro é meu favorito. Só a "trilogia nova" é que fica bem meh, não sei por que insistir em história que já terminou.

Adoro a reação das pessoas ao final. Emprestei pra umas amigas e elas ficaram querendo me matar depois hahaha

Beijo!

Thais Priscilla disse... [Responder comentário]

Essa é uma das minhas séries preferidas.
BOm demais s2

Beijocas,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Anônimo disse... [Responder comentário]

É engraçado e interessante observar como os gostos das pessoas são diferentes. Sobrenatural é meu estilo favorito. Eu amo a série Instrumentos Mortais. Não vejo a hora da GR lançar o quarto livro. Cidade dos Ossos foi tão empolgante, eu fiquei apaixonada pela história. E Jace é uma coisa sensacional. Sofri no final do livro.

Unknown disse... [Responder comentário]

HAHA POIS É O FINAL É MATADOR MESMO !!
Mas para mim a série só melhora depois desse, vale muuuito a pena!
E Jace...
pqp sem palalvras pra ele
HAHAHA
Beeeeijo!

Caline disse... [Responder comentário]

Preciso descobrir qual é o meu problema, não consegui gostar da história, não consegui gostar de Jace e acabei desistindo de ler a série.
Acho a leitura muito confusa no início e muito arrastada também. Demorei mais do que o normal para terminar e isso é um sinal de que pra mim a coisa não funcionou como deveria.
Mas andei lendo tantos comentários positivos principalmente sobre o último livro, que decidi dar uma segunda chance e terminar.
Vamos ver no que vai dar.

Beijos, Caline
Mundo de Papel

Anônimo disse... [Responder comentário]

Li os comentários daqui e fiquei um pouco com raiva sabe.Alguns falam mal da autora,dizendo que ela escreveu uma história confusa e chata,mas nem se deram o tempo de ler o livro inteiro e com calma.Muitos acham confuso porque leêm muito rapido,querendo saber o final.Eu li todos os livros dessa série criados até agora,do 1 ao 5,mesmo tendo que traduzir o 4 e o 5.Para aqueles que estão ansiosos,fiquem sabendo que essa saga é maravilhosa.Existe outra saga da Cassie que é dos tempos passados,acontecidos na Londres antiga,que se chama As Peças Infernais.Eu mesma tenho um site sobre os trabalhos da Cassandra: amaredestruir.tumblr.com Criei em homenagem a ela e aos seus livros.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Li sua resenha e irei corrigir algumas coisas: Você colocou que existe "bruxas" né?Mas no enredo da história,foi muito bem mencionado que BRUXAS não existem,nem no mundo deles,o que existe são feiticeiros,mistura de humanos com demonios.O final foi calmo e com um assunto que deixou todos curiosos,mas a Cassandra foi muito bem clara ao fato de : LEIAM OS PRÓLOGOS E OS EPÍLOGOS,TODOS ELES,ANTES DE CONTINUAR!Muitos leem até o ponto final,igual o final da Cidade dos Ossos,mas veem o Epílogo e pensam "Ah,nem é importante",vocês que pensam,o Epílogo das Cidades do Ossos é importantissima,ao fato de ter ja se passado 1 mes do ultimo acontecido e ser a continuação do começo do proximo livro A Cidade das Cinzas.

Postar um comentário

Os comentários serão retribuidos em seu blog, desde que não sejam de carater apenas de divulgação. Comente o que realmente achou! Obrigada :)